Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Arranque com cabos de corrente - Arranque de emergência - O que fazer em caso de emergência - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Arranque com cabos de corrente

O arranque com cabos de corrente pode ser perigoso se for feito de forma incorrecta. Assim, para evitar magoar-se ou danificar o veículo ou a bateria, siga os procedimentos do arranque com cabos de corrente. Se tiver dúvidas sobre como fazê-lo, recomendamos vivamente que recorra a um técnico competente ou a um serviço de reboque para executar o arranque com cabos de corrente.

ATENÇÃO

Utilize apenas um sistema de 12 volts. Se utilizar um sistema de 24 volts (duas baterias de 12 volts ligadas em série ou um gerador de 24 volts), pode danificar o motor de arranque de 12 volts, o sistema de ignição e outros componentes eléctricos de forma irreparável.

 

AVISO - Bateria

Nunca tente verificar do electrólito da bateria. Pode causar a ruptura ou a explosão da bateria e sofrer lesões graves.

 

AVISO - Bateria

- Não exponha a bateria a chamas ou faíscas elétricas. A bateria produz gás hidrogênio que pode explodir se exposto à chamas ou faíscas. Caso estas instruções não sejam seguidas fielmente, poderão ocorrer danos pessoais graves e danos ao veículo! Caso não tenha certeza de como executar estes procedimentos, procure ajuda de pessoa qualificada. As baterias de automóvel contêm ácido sulfúrico, que é tóxico e altamente corrosivo.

Ao dar partida com bateria auxiliar, use óculos de proteção e tenha cuidado para que o ácido não atinja o seu corpo, as roupas ou o veículo.

- Não tente fazer arrancar o veículo com cabos de corrente se a bateria sem carga estiver congelada ou o nível do electrólito for baixo. A bateria pode romper ou explodir.

- Não permitir que os cabos (+) e (-) se toquem. Pode haver lugar a ignição.

- A bateria pode rebentar ou explodir quando arrancar com o nível da bateria em baixo ou congelado.

Procedimentos do arranque com cabos de corrente

ATENÇÃO - Bateria AGM (se instalado)

- As baterias com rede de fibra de vidro absorvente (AGM) estão isentas de manutenção e só devem ser revistas num concessionário Kia. Para carregar a sua bateria AGM, use apenas carregadores completamente automáticos especialmente desenvolvidos para este tipo de baterias.

- Quando substituir a bateria AGM, use apenas uma bateria Kia original para o sistema ISG.

- Não abra nem remova a tampa na parte de cima da bateria. Poderia causar fugas do eletrólito interno e provocar ferimentos graves.

- Se a bateria AGM for novamente ligada ou substituída, o sistema ISG não funciona imediatamente.

Se quiser usar o sistema ISG, o sensor da bateria terá de ser calibrado durante cerca de 4 horas com a ignição desligada.

1. Certifique-se de que a bateria auxiliar é de 12 volts e tem o borne negativo ligado à terra.

2. Se a bateria auxiliar for de outro veículo, não deixe os veículos tocarem um no outro.

3. Desligue todas as cargas eléctricas desnecessárias.

4. Ligue os cabos de corrente na sequência exacta mostrada na ilustração. Comece por ligar uma extremidade de um cabo ao borne positivo da bateria sem carga (1).

Depois, ligue a outra extremidade ao borne positivo da bateria auxiliar (2).

Prossiga ligando uma extremidade do outro cabo de corrente ao borne negativo da bateria auxiliar (3) e a outra extremidade a uma ponta metálica sólida e bem fixa (por exemplo, o suporte de elevação do motor) afastada da bateria (4). Não o ligue a ou perto de uma peça que se mova com a ligação do motor.

Não deixe os cabos de corrente tocarem em mais nada senão nos bornes correctos da bateria ou na ligação correcta à terra. Não se debruce sobre a bateria para fazer as ligações.

ATENÇÃO - Cabos da bateria

Não ligue o cabo de corrente do borne negativo da bateria auxiliar ao borne negativo da bateria sem carga. Pode provocar o sobreaquecimento ou a ruptura da bateria sem carga, causando uma fuga de ácido da bateria.

5. Ligue o motor do veículo com a bateria auxiliar e deixe-o trabalhar a 2000 rpm. Em seguida, ligue o motor do veículo com a bateria sem carga.

Se a causa da descarga da bateria não for evidente, mande inspeccionar o veículo num concessionário autorizado Kia.

    Veja também:

    Kia Picanto. Conta-rotações
    O conta-rotações indica o número aproximado de rotações por minuto (rpm) do motor. Utilize o conta-rotações para introduzir as mudanças ...

    Chevrolet Spark. Caixa de fusíveis no compartimento do motor
    A caixa de fusíveis encontra-se no compartimento do motor. Desencaixar a tampa, levantar para cima e retirar. Advertência Nem todas as descrições da caixa de fusíveis contidas neste man ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.018 | © 2017 Todos os direitos reservados