Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Manutenção do acabamento - Visual exterior - Cuidados a ter com o visual - Manutenção - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Manutenção do acabamento

Lavagem

Para ajudar a proteger o acabamento do veículo da ferrugem e da deterioração, lave-o bem e com frequência (pelo menos uma vez por mês) com água morna ou fria.

Se utilizar o veículo num percurso todoo- terreno, lave-o após cada viagem.

Preste especial atenção à remoção de sal, sujidade, lama ou outras matérias estranhas acumuladas. Mantenha sempre os orifícios de escoamento da parte inferior das portas limpos e desentupidos.

Se não forem removidos imediatamente, os insectos, o alcatrão, a seiva das árvores, os dejectos das aves, a poluição industrial e outros depósitos semelhantes podem danificar o acabamento do veículo.

A lavagem imediata com água poderá não ser suficiente para remover completamente esses depósitos. Utilize um sabão não-agressivo indicado para superfícies pintadas.

Após a lavagem, passe o veículo por água abundante morna ou fria. Não deixe o sabão secar no acabamento.

ATENÇÃO

- Não utilize um sabão forte, detergentes químicos ou água quente, nem lave o veículo directamente exposto à luz solar ou com a carroçaria quente.

- Não se aproxime demasiado para lavar as janelas laterais com água sob pressão. A água pode infiltrar-se pelas juntas das janelas e molhar o interior do veículo.

- Para prevenir quaisquer danos nas peças em plástico e nas lampadas, não as limpe com diluentes químicos ou detergentes fortes.

 

AVISO - Travões molhados

Depois de lavar o veículo, experimente os travões a baixa velocidade para verificar se foram afectados pela água. Se a eficácia dos travões for inferior à normal, seque os travões aplicando-os ligeiramente a baixa velocidade.

Lavagem a alta pressão

- Se utilizar dispositivos de lavagem a alta pressão, mantenha uma distância suficiente relativamente ao veículo.

Uma distância insuficiente ou uma pressão excessiva podem causar danos nos componentes ou levar à infiltração de água no interior do veículo.

- Não aplique os jatos de água do dispositivo de lavagem a alta pressão diretamente sobre a câmara, os sensores ou a zona circundante. O impacto causado pela água a alta pressão poderia afetar o normal funcionamento do sistema.

- Não aplique o bico do dispositivo de lavagem junto dos foles (tampas de borracha ou de plástico) nem dos conectores, pois o contacto com a água a alta pressão pode danificar estes elementos.

Cuidados a ter com o visual

ATENÇÃO

- As lavagens com água no interior do compartimento do motor incluindo as lavagens com água a alta pressão podem provocar a avaria dos circuitos eléctricos situados no compartimento do motor.

- Nunca permita o contacto de água ou de outros líquidos com os componentes eléctricos/electrónicos no interior do veículo. Pode danificá-los.

Tratamento com cera

Aplique cera no veículo sem vestígios de água na pintura.

Lave e seque sempre o veículo antes de aplicar a cera. Utilize uma cera líquida ou em pasta de boa qualidade e siga as instruções do fabricante. Aplique cera em todo o acabamento metálico para protegê-lo e manter-lhe o brilho.

A remoção de óleo, alcatrão e materiais semelhantes com um tira-manchas tira também a cera do acabamento. Volte a aplicar cera nesses pontos, mesmo que o resto do veículo não necessite.

ATENÇÃO

- A remoção de poeira ou sujidade da carroçaria com um pano seco risca o acabamento do veículo.

- Não utilize palha-de-aço, produtos de limpeza abrasivos ou detergentes fortes com agentes altamente alcalinos ou cáusticos em peças de alumínio cromado ou anodizado. Pode danificar o revestimento protector e causar a descoloração ou deterioração da pintura.

Reparação de danos no acabamento

Repare imediatamente os riscos profundos ou picadas de gravilha na pintura do veículo. O metal exposto enferruja rapidamente, o que pode tornar a reparação mais cara.

INFORMAÇÃO

Se o veículo apresentar danos e precisar de reparação ou substituição de partes metálicas, certifique-se de que a oficina aplica materiais anticorrosão nas partes reparadas ou substituídas.

    Veja também:

    Kia Picanto. Modo ECO ON/OFF (se instalado)
    - Caixa de velocidades automática Neste modo é possível ligar/desligar a luz indicadora ECO no combinado de instrumentos. Se pressionar o botão TRIP durante mais de ...

    Citroën C1. Activar/Desactivar o RDS
    Pressione "Fonte áudio" para visualizar o conjunto de fontes sonoras. Seleccione "FM". Seleccione "Configuração de rádio FM ". Active ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0186 | © 2017 Todos os direitos reservados