Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Sobreaquecimento do motor - O que fazer em caso de emergência - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Sobreaquecimento do motor

Se o indicador de temperatura indicar um sobreaquecimento, sentir uma quebra de energia ou ouvir batidas altas no motor, é provável que o motor tenha sobreaquecido. Se for o caso :

1. Saia da estrada e pare o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

2. Coloque a alavanca da caixa de velocidades na posição "P" (caixa automática) e engate o travão de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se houver uma fuga de líquido de refrigeração do motor ou vapor a sair do capô, desligue o motor. Não abra o capô até o líquido de refrigeração deixar de escorrer ou o vapor parar de sair. Se não houver nenhuma fuga visível de líquido de refrigeração nem vapor a sair do capô, deixe o motor trabalhar e verifique se a ventoinha de arrefecimento do motor está a funcionar. Se não estiver, desligue o motor.

4. Verifique se a correia de transmissão da bomba de água está colocada. Se estiver, verifique se está tensa.

Se, aparentemente, estiver tudo bem com a correia de transmissão, verifique se há alguma fuga de líquido de refrigeração no radiador, nos tubos ou sob o veículo. (Se o ar condicionado tiver estado ligado, é normal haver água fria a escorrer dele com o veículo parado).

AVISO

Se o motor estiver ligado, afaste o cabelo, as mãos e a roupa de peças móveis como a ventoinha e as correias de transmissão para evitar lesões.

5. Se a correia de transmissão da bomba de água estiver quebrada ou houver uma fuga de líquido de refrigeração, desligue imediatamente o motor e peça a assistência do concessionário autorizado Kia mais perto de si.

AVISO

Não retire a tampa do radiador com o motor quente. O líquido de refrigeração pode borrifar para fora da abertura e causar queimaduras graves.

6.Se não conseguir encontrar a causa do sobreaquecimento do motor, aguarde até a temperatura do motor voltar ao normal. Depois, se tiver havido perda de líquido de refrigeração, deite líquido com cuidado no depósito, até o nível do líquido chegar à marca de metade.

7.Siga viagem com cautela e mantenhase atento a outros sinais de sobreaquecimento. Se o motor voltar a sobreaquecer, peça a assistência de um concessionário autorizado Kia.

ATENÇÃO

- Uma grande perda de líquido de refrigeração indica a existência de uma fuga no sistema de refrigeração. Mande inspeccionar este sistema logo que possível num concessionário autorizado Kia.

- Se o motor aquecer porque o líquido refrigerante está em baixo, atestar com líquido refrigerante repentinamente pode causar danos no motor. Para prevenir quaisquer danos, acrescentar o liquido refrigerante muito lentamente e em quantidade reduzida.

    Veja também:

    Citroën C1. Regulação do volante (com direcção assistida)
    Com o veículo parado, segure no volante e, em seguida, baixe o comando para o desbloquear. Regule à altura pretendida e eleve o comando para bloquear o volante. Por ...

    Chevrolet Spark. Identificação da Frequência Rádio (RFID)
    A tecnologia RFID é utilizada em alguns veículos para funções tais como a monitorização da pressão dos pneus e a segurança do sistema de ignição. Também é utilizado relativamente a com ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.039 | © 2017 Todos os direitos reservados