Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Sobreaquecimento do motor - O que fazer em caso de emergência - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Sobreaquecimento do motor

Se o indicador de temperatura indicar um sobreaquecimento, sentir uma quebra de energia ou ouvir batidas altas no motor, é provável que o motor tenha sobreaquecido. Se for o caso :

1. Saia da estrada e pare o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

2. Coloque a alavanca da caixa de velocidades na posição "P" (caixa automática) e engate o travão de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se houver uma fuga de líquido de refrigeração do motor ou vapor a sair do capô, desligue o motor. Não abra o capô até o líquido de refrigeração deixar de escorrer ou o vapor parar de sair. Se não houver nenhuma fuga visível de líquido de refrigeração nem vapor a sair do capô, deixe o motor trabalhar e verifique se a ventoinha de arrefecimento do motor está a funcionar. Se não estiver, desligue o motor.

4. Verifique se a correia de transmissão da bomba de água está colocada. Se estiver, verifique se está tensa.

Se, aparentemente, estiver tudo bem com a correia de transmissão, verifique se há alguma fuga de líquido de refrigeração no radiador, nos tubos ou sob o veículo. (Se o ar condicionado tiver estado ligado, é normal haver água fria a escorrer dele com o veículo parado).

AVISO

Se o motor estiver ligado, afaste o cabelo, as mãos e a roupa de peças móveis como a ventoinha e as correias de transmissão para evitar lesões.

5. Se a correia de transmissão da bomba de água estiver quebrada ou houver uma fuga de líquido de refrigeração, desligue imediatamente o motor e peça a assistência do concessionário autorizado Kia mais perto de si.

AVISO

Não retire a tampa do radiador com o motor quente. O líquido de refrigeração pode borrifar para fora da abertura e causar queimaduras graves.

6.Se não conseguir encontrar a causa do sobreaquecimento do motor, aguarde até a temperatura do motor voltar ao normal. Depois, se tiver havido perda de líquido de refrigeração, deite líquido com cuidado no depósito, até o nível do líquido chegar à marca de metade.

7.Siga viagem com cautela e mantenhase atento a outros sinais de sobreaquecimento. Se o motor voltar a sobreaquecer, peça a assistência de um concessionário autorizado Kia.

ATENÇÃO

- Uma grande perda de líquido de refrigeração indica a existência de uma fuga no sistema de refrigeração. Mande inspeccionar este sistema logo que possível num concessionário autorizado Kia.

- Se o motor aquecer porque o líquido refrigerante está em baixo, atestar com líquido refrigerante repentinamente pode causar danos no motor. Para prevenir quaisquer danos, acrescentar o liquido refrigerante muito lentamente e em quantidade reduzida.

    Veja também:

    Kia Picanto. Encosto de cabeça (se instalado)
    O(s) banco(s) traseiro(s) está (estão) equipado(s) com encostos de cabeça para segurança e conforto dos ocupantes. O encosto de cabeça não só ...

    Toyota Aygo. Características do compartimento da bagagem
    Ganchos para sacos de compras ATENÇÃO Capacidade de carga do gancho para sacos de compras Não pendure nenhum objeto com peso superior a 2 kg nos ganchos para sacos de com ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0299 | © 2017 Todos os direitos reservados