Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Trocar pneus - Pneu vazio (com pneu sobresselente) - O que fazer em caso de emergência - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Trocar pneus

1. Estacione num local plano e engate bem o travão de estacionamento.

2. Coloque a alavanca da caixa na marcha-atrás (caixa manual) ou na posição "P" (Estacionamento) (caixa automática).

3. Acenda as luzes de sinalização de perigo.

Pneu vazio (com pneu sobresselente)

4. Retire a chave de rodas, o macaco, o rabo do macaco e o pneu sobresselente do veículo.

5. Bloqueie as partes anterior e posterior da roda diagonalmente oposta à posição do macaco.

AVISO - Trocar um pneu

- Para impedir o movimento do veículo enquanto troca um pneu, engate sempre bem o travão de estacionamento e bloqueie sempre a roda diagonalmente oposta à roda que está a ser trocada.

- Recomenda-se a colocação de calços nas rodas do veículo e a ausência de pessoas dentro de um veículo levantado por um macaco.

Pneu vazio (com pneu sobresselente)

6. Desaperte as porcas da roda com uma volta de cada vez no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, mas não retire nenhuma porca até o pneu ser levantado do chão.

Pneu vazio (com pneu sobresselente)

7. Coloque o macaco à frente ou atrás da posição do macaco, o mais perto possível do pneu que pretende trocar. Coloque o macaco nos locais indicados sob o quadro. As posições de colocação do macaco são placas soldadas ao quadro com duas patilhas e um ponto levantado para assentar o macaco.

AVISO - Colocação do macaco

Para reduzir a possibilidade de sofrer lesões, certifique-se de que utiliza apenas o macaco fornecido com o veículo e na posição correcta. Nunca utilize outra parte do veículo para apoiar o macaco.

Pneu vazio (com pneu sobresselente)

8. Introduza o rabo do macaco no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, levantando o veículo até o pneu ficar mesmo acima do chão, a uma altura de aproximadamente 30 mm. Antes de retirar as porcas da roda, certifique-se de que o veículo está estável e que não há possibilidade de se mover ou deslizar.

9. Desaperte as porcas das rodas e retire-as com os dedos. Tire a roda para fora dos pernos e deitea no chão para não rolar para longe. Para colocar a roda no cubo, pegue no pneu sobresselente, alinhe os orifícios com os pernos e encaixe a roda nos mesmos. Se tiver dificuldades em fazê-los, bate ligeiramente na roda e alinhe o orifício superior da roda com o perno superior.

Depois, mova a roda para trás e para a frente até ela encaixar nos restantes pernos.

AVISO

As rodas e as jantes podem ter bordos cortantes. Pegue nelas com cuidado para evitar lesões.

Antes de colocar a roda, certifique-se de que não há nada no cubo ou na roda (lama, alcatrão, gravilha, etc.) que impeça o encaixe firme da roda no cubo.

Se houver, remova o material da roda ou do cubo. Se não houver bom contacto na superfície de montagem entre a roda e o cubo, as porcas da roda podem desapertar-se e causar a perda de uma roda, que pode resultar na perda de controlo do veículo.

Esta situação pode provocar lesões graves ou a morte de pessoas.

10. Para voltar a montar a roda, segure-a pelos pernos, coloque as porcas nos pernos e aperteas firmemente à mão. As porcas devem ser instaladas com as extremidades de diâmetro mais pequeno viradas para dentro.

Abane o pneu para se certificar de que está completamente assente e depois aperte o mais possível as porcas novamente à mão.

11. Baixe o automóvel para o chão rodando a chave de rodas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Pneu vazio (com pneu sobresselente)

Em seguida, coloque a chave de rodas como se mostra na figura e aperte as porcas da roda. Certifique-se de que a chave de caixa assenta completamente na porca. Não se apoie no manípulo da chave de rodas nem utilize um tubo de extensão sobre o manípulo da chave. Aperte as restantes porcas da roda até ficarem todas bem justas. Volte a verificar o aperto de cada roda. Depois de trocar as rodas, mande apertar as porcas da roda com a torção correcta num concessionário autorizado Kia logo que possível.

Torção de aperto das porcas das rodas:

Roda de aço & roda de liga de alumínio: 9~11 kg.m (65~79 lb.ft)

Se tiver um manómetro para medir a pressão dos pneus, retire a carrapeta da válvula e verifique a pressão do ar. Se a pressão for inferior à recomendada, conduza devagar até à estação de serviço mais próxima e encha o(s) pneu(s) com a pressão correcta. Se a pressão for demasiado alta, regule-a para o valor correcto. Recoloque sempre a carrapeta da válvula depois de verificar ou regular a pressão do pneu. Caso contrário, pode sair ar do pneu. Se perder uma carrapeta, compre outra e coloque-a logo que possível.

Depois de trocar de rodas, arrume bem o pneu vazio e volte a guardar o macaco e as ferramentas nos devidos sítios.

ATENÇÃO

O seu veículo tem rodas com pernos e porcas de rosca métrica. Ao retirar uma roda, certifique-se de que recoloca as mesmas porcas ou, se as trocar, de que utiliza porcas de rosca métrica e com o mesmo chanfro. A colocação de uma porca de rosca não-métrica num perno métrico ou vice-versa não fixa devidamente a roda ao cubo e danifica o perno, que terá de ser substituído.

Convém referir que a maioria das porcas não são de rosca métrica. Antes de colocar porcas ou rodas que não as de origem, tenha o cuidado de verificar o seu tipo de rosca. Se tiver dúvidas, recomendamos consulte um concessionário autorizado Kia.

 

AVISO - Pernos da roda

Se danificar os pernos, estes podem perder capacidade de retenção da roda, o que pode levar à perda da roda e a uma colisão causadora de lesões graves.

Para impedir o macaco, o rabo do macaco, a chave de rodas e o pneu sobresselente de irem a bater com o veículo em andamento, arrume-os correctamente.

AVISO - Pressão incorrecta do pneu sobresselente

Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento logo que possível. Se necessário, regule-lhe correctamente a pressão. Consulte "Pneus e rodas", no capítulo 8.

Importante - Utilização de pneu sobresselente compacto (se instalado)

O seu veículo está equipado com um pneu sobresselente compacto, que ocupa menos espaço do que um pneu de tamanho normal. O pneu sobresselente compacto é mais pequeno do que um pneu convencional e destina-se apenas a ser temporariamente utilizado.

ATENÇÃO

- Conduza com cuidado com o pneu sobresselente compacto colocado. Substitua-o por um pneu e uma jante normais logo que puder.

- Recomenda-se a condução do veículo com o máximo de um pneu sobresselente compacto colocado.

 

AVISO

O pneu sobresselente compacto destina-se apenas a situações de emergência. Não circule com o veículo equipado com o pneu sobresselente compacto a velocidades superiores a 80 km. O pneu de origem deve ser reparado ou substituído o mais depressa possível para evitar problemas no pneu sobresselente passíveis de causar lesões pessoais ou fatais.

O pneu sobresselente compacto deve ter uma pressão de enchimento de 420 kPa (60 psi).

INFORMAÇÃO

Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento. Se necessário, regulelhe correctamente a pressão.

Se utilizar um pneu sobresselente compacto, tome as seguintes precauções:

- Nunca passe dos 80 km/h. Uma velocidade mais elevada pode danificar o pneu.

- Conduza suficientemente devagar tendo em conta as condições da estrada, de modo a evitar os seus perigos. Os perigos da estrada, tais como um buraco ou detritos, podem danificar seriamente o pneu sobresselente compacto.

- A utilização contínua deste pneu pode resultar em problemas no mesmo, perda de controlo do veículo e eventuais lesões pessoais.

- Não exceda o valor máximo de carga ou a capacidade de transporte de carga do veículo indicados na faixa lateral do pneu sobresselente compacto.

- Evite passar por cima de obstáculos. O diâmetro do pneu sobresselente compacto é inferior ao diâmetro de um pneu normal e diminui a altura mínima ao chão em cerca de 25 mm, o que pode originar danos no veículo.

- Não leve o veículo a uma estação de lavagem automática com o pneu sobresselente compacto colocado.

- Não coloque correntes no pneu sobresselente compacto. Devido ao seu menor tamanho, as correntes podem não se ajustar correctamente, o que pode danificar o veículo e resultar na perda das correntes.

- Se tiver de conduzir o veículo sobre neve ou gelo, não instale o pneu sobresselente compacto.

- Não coloque o pneu sobresselente compacto em nenhum outro veículo. O pneu foi especificamente concebido para o seu veículo.

- A duração do rasto do pneu sobresselente compacto é mais curta do que a de um pneu normal.

Inspeccione regularmente o pneu sobresselente compacto e substitua um pneu sobresselente compacto gasto por outro com os mesmos tamanho e desenho, a colocar na mesma roda.

- O pneu sobresselente de utilização temporária não deve ser colocado noutras rodas. De igual modo, não utilize pneus de série, pneus de neve, jantes ou aros com o pneu sobresselente de utilização temporária. Se o tentar fazer, pode danificar estes artigos ou outros componentes do automóvel.

- Não utilize mais do que um pneu sobresselente de utilização temporária em simultâneo.

- Não reboque um atrelado com o pneu sobresselente de utilização temporária colocado.

    Veja também:

    Kia Picanto. Boas práticas de condução
    - Nunca desloque a alavanca da caixa da posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto) para outra posição com o pedal do acelerador sob pressão. - Nunca colo ...

    Chevrolet Spark. Execução dos trabalhos
    Aviso Realizar verificações no compartimento do motor apenas quando a ignição estiver desligada. A ventoinha de arrefecimento pode começar a funcionar mesmo com a igniçã ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0148 | © 2017 Todos os direitos reservados