Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Verificar o nível do líquido de 
refrigeração - Líquido de refrigeração do motor - Manutenção - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Verificar o nível do líquido de refrigeração

AVISO

Remover a tampa do radiador

- Nunca tente remover a tampa do radiador com o motor a trabalhar ou quente. Pode danificar o sistema de refrigeração e o motor e sofrer graves lesões pessoais causadas pela saída de líquido de refrigeração ou vapor quente.

- Desligue o motor e deixe-o arrefecer.Tenha muito cuidado ao remover a tampa do radiador.

Envolva-a numa toalha grossa e rode-a devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ela parar. Recue para deixar sair a pressão do sistema de refrigeração. Quanto tiver a certeza de que a pressão foi toda libertada, carregue na tampa com uma toalha grossa e continue a rodá-la no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para removê-la.

- Mesmo que o motor não esteja a trabalhar, não remova a tampa do radiador ou o tampão de escoamento enquanto o motor e o radiador estiverem quentes.

Pode haver a saída de líquido de refrigeração e vapor quentes sob pressão do radiador, causando lesões graves.

O motor eléctrico (ventoinha de refrigeração) é controlado pela temperatura e pressão do fluido refrigerante do motor e pela velocidade do veículo. Por vezes, começa a trabalhar mesmo com o motor do carro parado.

Tenha sempre o máximo cuidado quando efectuar algum trabalho junto das pás da ventoinha para evitar ferimentos. À medida que a temperatura do fluido refrigerante do motor vai diminuindo, o motor eléctrico desliga-se automaticamente. É uma situação normal.

Líquido de refrigeração do motor

Inspeccione o estado e as ligações de todos os tubos do sistema de refrigeração e do aquecedor. Substitua os tubos inchados ou deteriorados.

O nível do líquido de refrigeração deve situar-se entre as marcas "F (Cheio)" e "L (Baixo)" do lado do depósito do líquido de refrigeração com o motor arrefecido.

Se o nível do fluido de refrigeração for reduzido, acrescente água destilada (desionizada) ou água macia para garantir a protecção contra o congelamento e a corrosão. Encha o depósito até atingir a marca F (cheio) mas não ultrapasse esse limite. Se tiver de deitar frequentemente líquido de refrigeração no depósito, mande inspeccionar o sistema de refrigeração num concessionário autorizado Kia.

Líquido de refrigeração do motor recomendado

- Quando adicionar o líquido de refrigeração no seu veículo, utilize apenas água desionizada ou uma água macia e nunca misture uma água dura no líquido de refrigeração de origem, colocado na fábrica. Uma mistura de líquido de refrigeração inadequada pode resultar em graves anomalias ou danos no motor.

- O motor do seu veículo tem peças de alumínio e tem de ser protegido por um líquido de refrigeração à base de etilenoglicol para impedir a corrosão e a congelação.

- NÃO UTILIZE líquido de refrigeração de álcool ou metanol nem os misture com o líquido de refrigeração indicado.

- Não utilize uma solução que contenha mais de 60% ou menos de 35% de anticongelante. Isso reduziria a eficácia da solução.

Para saber a percentagem da mistura, consulte a tabela seguinte.

Líquido de refrigeração do motor

Líquido de refrigeração do motor

AVISO

Tampa do radiador

Não remova a tampa do radiador com o motor e o radiador quentes.

Podem sair deles líquido de refrigeração e vapor escaldantes sob pressão, causando-lhe lesões graves.

    Veja também:

    Citroën C1. Ferramentas à sua disposição
    As ferramentas seguintes encontram-se instaladas numa caixa suporte, implantada no centro da roda sobresselente: Chave de desmontagem de rodas Macaco com manivela Argola amovível de r ...

    Ford Ka. Ford Assistance
    O que é Ford Assistance? O programa Ford Assistance foi criado para oferecer ainda mais tranquilidade aos proprietários de veículos Ford. Isso mesmo! Com este benefício, a Ford fornece total ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0231 | © 2017 Todos os direitos reservados