AVISO
Remover a tampa do radiador
- Nunca tente remover a tampa do radiador com o motor a trabalhar ou quente. Pode danificar o sistema de refrigeração e o motor e sofrer graves lesões pessoais causadas pela saída de líquido de refrigeração ou vapor quente.
- Desligue o motor e deixe-o arrefecer.Tenha muito cuidado ao remover a tampa do radiador.
Envolva-a numa toalha grossa e rode-a devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ela parar. Recue para deixar sair a pressão do sistema de refrigeração. Quanto tiver a certeza de que a pressão foi toda libertada, carregue na tampa com uma toalha grossa e continue a rodá-la no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para removê-la.
- Mesmo que o motor não esteja a trabalhar, não remova a tampa do radiador ou o tampão de escoamento enquanto o motor e o radiador estiverem quentes.
Pode haver a saída de líquido de refrigeração e vapor quentes sob pressão do radiador, causando lesões graves.
O motor eléctrico (ventoinha de refrigeração) é controlado pela temperatura e pressão do fluido refrigerante do motor e pela velocidade do veículo. Por vezes, começa a trabalhar mesmo com o motor do carro parado.
Tenha sempre o máximo cuidado quando efectuar algum trabalho junto das pás da ventoinha para evitar ferimentos. À medida que a temperatura do fluido refrigerante do motor vai diminuindo, o motor eléctrico desliga-se automaticamente. É uma situação normal.
Inspeccione o estado e as ligações de todos os tubos do sistema de refrigeração e do aquecedor. Substitua os tubos inchados ou deteriorados.
O nível do líquido de refrigeração deve situar-se entre as marcas "F (Cheio)" e "L (Baixo)" do lado do depósito do líquido de refrigeração com o motor arrefecido.
Se o nível do fluido de refrigeração for reduzido, acrescente água destilada (desionizada) ou água macia para garantir a protecção contra o congelamento e a corrosão. Encha o depósito até atingir a marca F (cheio) mas não ultrapasse esse limite. Se tiver de deitar frequentemente líquido de refrigeração no depósito, mande inspeccionar o sistema de refrigeração num concessionário autorizado Kia.
Líquido de refrigeração do motor recomendado
- Quando adicionar o líquido de refrigeração no seu veículo, utilize apenas água desionizada ou uma água macia e nunca misture uma água dura no líquido de refrigeração de origem, colocado na fábrica. Uma mistura de líquido de refrigeração inadequada pode resultar em graves anomalias ou danos no motor.
- O motor do seu veículo tem peças de alumínio e tem de ser protegido por um líquido de refrigeração à base de etilenoglicol para impedir a corrosão e a congelação.
- NÃO UTILIZE líquido de refrigeração de álcool ou metanol nem os misture com o líquido de refrigeração indicado.
- Não utilize uma solução que contenha mais de 60% ou menos de 35% de anticongelante. Isso reduziria a eficácia da solução.
Para saber a percentagem da mistura, consulte a tabela seguinte.
AVISO
Tampa do radiador
Não remova a tampa do radiador com o motor e o radiador quentes.
Podem sair deles líquido de refrigeração e vapor escaldantes sob pressão, causando-lhe lesões graves.
Chevrolet Spark. Gases de escape
Perigo Os gases de escape do motor contêm
monóxido de carbono venenoso que não tem cor nem cheiro e que pode
ser fatal se inalado.
Se os gases de escape entrarem no
interior do ...
Smart Fortwo. Montar os suportes laterais
ADVERTÊNCIA
Se os suportes laterais não estiverem montados
correctamente, os mesmos podem
soltar-se durante a viagem e colocar em
perigo outros utentes da estrada. Existe
...