Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Smart Fortwo: Ter em atenção - Receber arranque assistido e carregar 
a bateria - Resolução em caso de acidente e 
avarias - Smart Fortwo - Manual de InstruçõesSmart Fortwo: Ter em atenção

ADVERTÊNCIA Os trabalhos inadequados na bateria podem, p. ex., causar um curto-circuito. Daí podem resultar restrições de funcionamento dos sistemas relevantes em termos de segurança, p. ex., do sistema de iluminação, do ABS (sistema antibloqueio) ou do ESP® (Programa Electrónico de Estabilidade).

A segurança operacional do seu veículo pode estar limitada.

Pode perder o controlo sobre o veículo, p.

ex.:

  • ao travar,
  • ao efectuar movimentos bruscos no volante e/ou se a velocidade não for adaptada.

Existe perigo de acidente!

No caso de um curto-circuito ou de uma ocorrência semelhante, contacte imediatamente uma oficina qualificada. Não prossiga a marcha. Mande sempre efectuar quaisquer trabalhos na bateria numa oficina qualificada.

Mais informações acerca do ABS (Y) e do esp® (Y).

ADVERTÊNCIA Durante o processo de carregamento e o arranque assistido pode ocorrer a fuga de uma mistura de gás explosiva da bateria.

Existe perigo de explosão! Evite obrigatoriamente foguear, fazer lume, produzir faíscas e fumar. Assegure uma ventilação suficiente durante o processo de carregamento e o arranque assistido.

Não se debruce sobre a bateria. 

ADVERTÊNCIA

Durante o processo de carregamento, as baterias produzem hidrogénio gasoso. Se provocar um curto-circuito ou a formação de faíscas, o hidrogénio gasoso pode inflamar- se. Existe perigo de explosão!

  • Assegure-se sempre de que o borne positivo de uma bateria ligada não entra em contacto com componentes do veículo.
  • Nunca coloque quaisquer objectos metálicos ou ferramentas em cima de uma bateria. 
  • Ao estabelecer a ligação e separar a bateria, tenha sempre em atenção a ordem dos bornes da bateria descrita.
  • No arranque assistido, assegure-se sempre de que liga apenas os pólos da bateria com a mesma polaridade.
  • No arranque assistido, tenha sempre em atenção a ordem descrita, pela qual os cabos para o arranque assistido devem ser ligados e desligados.
  • Nunca ligue ou desligue cabos dos bornes da bateria com o motor a trabalhar.

ADVERTÊNCIA A carga electrostática pode causar a formação de faíscas, inflamando, assim, a mistura de gás facilmente explosiva.

Existe perigo de explosão! Imediatamente antes de pegar na bateria, toque na carroçaria metálica, a fim de retirar a carga electrostática eventualmente existente. 

ADVERTÊNCIA O ácido da bateria é uma substância cáustica.

Existe perigo de ferimentos! Evite o contacto com a pele, os olhos ou o vestuário. Não inale os gases da bateria.

Não se debruce sobre a bateria. Não deixe que as crianças se aproximem das baterias.

Limpe de imediato e minuciosamente o ácido da bateria com água limpa abundante e peça ajuda médica imediata. 

ADVERTÊNCIA Uma bateria descarregada pode congelar a uma temperatura aproximada do ponto de congelação. Se prestar auxílio no arranque ou carregar a bateria, é possível que saia gás da bateria. Existe perigo de explosão! Deixe sempre descongelar uma bateria congelada, antes de a carregar ou prestar auxílio no arranque. 
  • Se, com temperaturas próximas ou abaixo do ponto de congelação, as luzes de controlo/de advertência não se acenderem no painel de instrumentos, a bateria descarregada está muito provavelmente congelada.

    Nesse caso, não efectue o arranque assistido nem carregue a bateria.

  • A vida útil de uma bateria descongelada pode ser encurtada drasticamente.
  • O comportamento no arranque pode piorar, especialmente a baixas temperaturas.
  • Mande verificar a bateria descongelada numa oficina qualificada.

Mande sempre efectuar quaisquer trabalhos na bateria numa oficina qualificada.

Se, em caso excepcional, tiver de desligar a bateria por si próprio, certifique-se de que

  • desliga o motor e retira a chave. Assegure- se de que todas as luzes de controlo do painel de instrumentos estão apagadas.

    Caso contrário, pode danificar componentes electrónicos, como p. ex., o alternador.

  • desliga primeiro o borne negativo e depois o borne positivo. Não troque os bornes da bateria! Caso contrário, o sistema electrónico do veículo pode ficar danificado.
  • depois de desligar a bateria, nos veículos com caixa de velocidades automática, a caixa de velocidades está bloqueada na posição P. O veículo está protegido contra o deslocamento. Nesse caso, não pode movê-lo.

Durante o funcionamento, a bateria e a cobertura do borne positivo têm de estar sempre fixas. 

Se, com a ignição ligada, ocorrer uma descida da tensão de bordo (p. ex., iluminação fraca) ou se surgir no visor, não ligue o veículo. Caso contrário, uma tentativa de arranque pode danificar as baterias frias e não carregadas completamente. 

Evite tentativas de arranque repetidas e longas. Caso contrário, o combustível por queimar pode danificar o catalisador. 

Indicação relativa à protecção do meio ambiente   As pilhas contêm substâncias nocivas. É proibido por lei eliminá-las juntamente com o lixo doméstico. Estas devem ser recolhidas e colocadas num recipiente à parte, de modo a que se possa proceder ao seu aproveitamento tendo em atenção a protecção do meio ambiente. Deite fora as baterias, respeitando as disposições de protecção do meio ambiente.

Entregue as baterias gastas numa oficina qualificada ou num posto de recolha de baterias gastas.

Por razões de segurança, a smart recomenda que apenas sejam utilizadas baterias que a smart tenha aprovado para o veículo. Estas baterias oferecem uma elevada protecção antivazamento em caso de acidente.

    Veja também:

    Toyota Aygo. Escolha das jantes
    Quando substituir as jantes, deve ter o cuidado de garantir que estas são equivalentes às que retirou no que respeita à capacidade de carga, diâmetro, largura da tala e ...

    Citroën C1. Com o sistema "Acesso e arranque mãos livres
    Com a chave electrónica consigo, pressione o comando de abertura da mala para a destrancar e entreabrir. O veículo é, igualmente, destrancado. Eleve a porta da mala ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0074 | © 2017 Todos os direitos reservados