Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Smart Fortwo: Verificar as jantes e os pneus - Manutenção e conservação - Smart Fortwo - Manual de InstruçõesSmart Fortwo: Verificar as jantes e os pneus

Advertência Um pneu sem pressão prejudica fortemente as características de condução, assim como o comportamento direccional e de travagem do veículo. Existe perigo de acidente! Não conduza com um pneu com baixa pressão.

Substitua imediatamente um pneu sem pressão pela sua roda de reserva ou entre em contacto com uma oficina qualificada. 

ATENÇÃO Pneus danificados podem provocar a perda de pressão nos pneus. Isso pode levar à perda de controlo sobre o veículo. Existe perigo de acidente! Verifique regularmente se os pneus apresentam danos e substitua imediatamente os pneus danificados.

ATENÇÃO

A aderência dos pneus diminui se tiver um perfil do pneu muito reduzido. O perfil dos pneus deixa de conseguir escoar a água.

Desta forma, quando o piso da estrada está molhado aumenta o perigo de aquaplaning, sobretudo se a velocidade não for adaptada.

Existe perigo de acidente! No caso de pressão do ar excessiva ou insuficiente, os pneus podem sofrer um desgaste diferente em pontos distintos da superfície de rodagem dos pneus. Por isso, verifique regularmente a profundidade de perfil e o estado da superfície de rodagem dos pneus a toda a largura em todos os pneus.

Profundidade mínima de perfil para

  • pneus de Verão: 3 mm
  • pneus M+S: 4 mm

Por razões de segurança, mande substituir os pneus antes de alcançar a profundidade mínima de perfil recomendada legalmente. 

Se não conseguir evitá-lo, passe os obstáculos, como, p. ex., bordas do passeio, apenas em ângulo obtuso e devagar. Caso contrário, pode danificar as jantes e os pneus. 

Não é permitido realizar quaisquer trabalhos de rectificação no sistema de travões e nas rodas, nem utilizar discos de compensação e discos de protecção ao pó. Nesse caso, a licença de circulação do veículo torna-se inválida.

Verifique os pneus e as jantes, pelo menos uma vez por mês, bem como depois de conduzir em terreno não pavimentado ou estradas alcatroadas em mau estado, quanto a danos.

Efectue a rodagem de pneus novos a uma velocidade moderada durante os primeiros 100 km, pois estes só atingem a sua capacidade de aderência máxima depois desse procedimento.

Vibrações, ruídos audíveis ou um comportamento de marcha não habitual, como, p. ex., fuga para um dos lados, podem indiciar danos nas jantes ou nos pneus.

Em caso de suspeita de defeito nos pneus:

  • Reduza a velocidade.
  • Pare o mais brevemente possível.
  • Verifique os pneus e as jantes quanto a danos.

    Se não detectar danos, mande verificar as jantes e os pneus numa oficina qualificada.

    Veja também:

    Ford Ka. Tomadas auxiliares
    CUIDADO O uso incorreto das tomadas de força pode causar danos não cobertos pela garantia do veículo e provocar incêndio ou ferimentos graves Nota: Você pode usar o soquete p ...

    Toyota Aygo. Situações nas quais precisa contactar um concessionário antes do reboque
    As seguintes situações podem indicar um problema com a sua caixa de velocidades. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissiona ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0102 | © 2017 Todos os direitos reservados