Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Airbags do SRS - Para uma utilização segura - Questões de segurança - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Airbags do SRS

Os airbags do SRS deflagram quando o veículo é sujeito a diferentes tipos de impactos severos que poderão causar ferimentos aos ocupantes. Os airbags trabalham em conjunto com os cintos de segurança para ajudar a reduzir o risco de morte ou ferimentos graves.

Airbags doSRS

Airbags do SRS da frente

  1. Airbag do SRS do condutor/airbag do passageiro da frente Podem ajudar a proteger a cabeça e o peito do condutor e do passageiro da frente de impactos com os componentes interiores

Airbags do SRS laterais e de cortina

  1. Airbags do SRS laterais.

    Podem ajudar a proteger o tronco e ancas dos passageiros dos bancos da frente.

  2. Airbags do SRS de cortina (se equipado).

    Podem ajudar a proteger essencialmente a cabeça dos passageiros dos assentos exteriores.

Componentes do sistema de airbag do SRS

Modelos de 3 portas

Modelos de 3 portas

  1. Airbag do passageiro da frente
  2. Interruptor de ligar/desligar manualmente o airbag
  3. Luz do indicador "PASSENGER AIR BAG"
  4. Airbags laterais
  5. Luz de aviso do SRS
  6. Airbags de cortina (se equipado)
  7. Sensores de impacto lateral (traseira) (se equipado)
  8. Pré-tensores dos cintos de segurança e limitadores de força
  9. Sensores de impacto lateral (portas da frente)
  10. Airbag do condutor
  11. Conjunto do sensor do airbag
  12. Sensor de impacto frontal

Modelos de 5 portas

Modelos de 5 portas

  1. Airbag do passageiro da frente
  2. Interruptor de ligar/desligar manualmente o airbag
  3. Luz do indicador "PASSENGER AIR BAG"
  4. Airbags laterais
  5. Luz de aviso do SRS
  6. Airbags de cortina (se equipado)
  7. Sensores de impacto lateral (traseira) (se equipado)
  8. Sensores de impacto lateral (frente)
  9. Pré-tensores dos cintos de segurança e limitadores de força
  10. Airbag do condutor
  11. Conjunto do sensor do airbag
  12. Sensor de impacto frontal

Os principais componentes do sistema dos airbags do SRS estão ilustrados acima. O sistema dos airbags do SRS é controlado pelo conjunto do sensor do airbag. Quando o airbag é ativado, uma reação química nos deflagradores enche instantaneamente os airbags com um gás não tóxico, para ajudar a deter o movimento dos ocupantes.

AVISO

Precauções com os airbags do SRS

Observe as seguintes precauções relativas aos airbags do SRS.

Não o fazer pode resultar em morte ou ferimentos graves.

O condutor e todos os passageiros no veículo devem utilizar os cintos de segurança corretamente.

Os airbags do SRS são dispositivos suplementares para serem utilizados em conjunto com os cintos de segurança.

O airbag do SRS do condutor deflagra com força considerável e pode ser causa de morte ou de ferimentos graves, especialmente se o condutor estiver muito próximo do airbag.

Uma vez que a área de risco para o airbag do condutor fica nos primeiros 50 a 75 mm, se o condutor estiver a 250 mm do airbag, existe uma certa margem de segurança. Esta distância é medida do centro do volante da direção ao peito do condutor. Se essa distância for inferior a 250 mm, tem a possibilidade de alterar a posição de condução de várias formas:

  • Mova o seu banco o mais para trás possível, desde que alcance os pedais de forma confortável.
  • Recline ligeiramente o encosto do banco. Apesar da conceção dos veículos variar, muitos condutores alcançam a distância de 250 mm com o banco completamente puxado para a frente, apenas reclinando o encosto. No caso de não conseguir boa visibilidade ao reclinar o encosto do banco, eleve-se com a ajuda duma almofada firme e que não escorregue, ou faça subir a almofada do banco, caso o seu veículo apresente essa funcionalidade.
  • Se o seu volante da direção for ajustável, regule-o para baixo. Isso fará com que o airbag fique direcionado ao seu peito e não à cabeça e pescoço.

O banco deverá ser ajustado conforme recomendado acima, mantendo sempre o controlo dos pedais, volante da direção e a visibilidade dos comandos do painel de instrumentos.

Precauções com os airbags do SRS

  • O airbag do SRS do passageiro da frente também deflagra com força considerável podendo causar a morte ou ferimentos graves, em especial se o passageiro da frente estiver a uma distância demasiado curta do airbag.

    O passageiro da frente deve manter-se o mais afastado possível do airbag e com o encosto do banco ajustado na posição mais direita.

  • Bebés e crianças inadequadamente sentados e/ou retidos podem morrer ou ficar gravemente feridos pela deflagração do airbag. Um bebé ou criança que seja demasiado pequeno para usar o cinto de segurança, deve ser adequadamente retido usando um sistema de segurança para crianças (cadeirinha). A Toyota recomenda firmemente que todos os bebés e crianças sejam colocados no banco traseiro do veículo e adequadamente retidos. O banco traseiro é mais seguro para bebés e crianças do que o banco do passageiro da frente.
  • Não se sente na ponta da almofada do banco, nem se debruce sobre o tablier.
  • Não permita que uma criança permaneça à frente do airbag do SRS do passageiro da frente, nem que se sente sobre os joelhos dum passageiro da frente.
  • Não permita que os ocupantes do banco da frente segurem objetos sobre osjoelhos.
  • Veículos sem airbags do SRS de cortina: Não se encoste à porta da frente.
  • Veículos com airbags do SRS de cortina: Não se encoste à porta, às calhas laterais do tejadilho ou aos pilares laterais, da frente e traseiros.

Precauções com os airbags do SRS

  • Não permita que alguém permaneça de joelhos no banco do passageiro virado para a porta, nem que coloque a cabeça ou as mãos fora do veículo.
  • Não coloque nada nem encoste nenhum objeto a áreas tais como o tablier e almofada do volante da direção.

    Esses objetos podem transformar-se em projéteis no caso dos airbags do SRS do condutor e do passageiro da frente deflagrarem.

  • Veículos sem airbags do SRS de cortina: Não coloque nada em áreas tais como portas, vidro para-brisas e vidros laterais.
  • Veículos com airbags do SRS de cortina: Não coloque nada em áreas tais como portas, vidro para-brisas, vidros laterais, pilares da frente ou traseiros e calhas laterais do tejadilho.
  • Não utilize acessórios nos bancos que cubram partes onde deflagram os airbags laterais, uma vez que podem interferir com a capacidade de deflagração dos mesmos. Tais acessórios podem impedir que os airbags funcionem corretamente, desativar o sistema ou fazer com que os airbags laterais deflagrem acidentalmente, resultando em morte ou ferimentos graves.
  • Não bata nem aplique níveis significativos de força na área dos componentes dos airbags do SRS.

    Se o fizer poderá provocar o mau funcionamento dos airbags do SRS.

Precauções com os airbags do SRS

  • Não toque em nenhum dos componentes imediatamente após a deflagração dos airbags do SRS, uma vez que podem estar quentes.
  • Se se tornar difícil respirar depois da deflagração dos airbags do SRS, abra uma das portas ou vidros para permitir a entrada de ar fresco, ou saia do veículo se for seguro fazê-lo. Lave de imediato quaisquer resíduos que tenham ficado na sua pele para evitar que a mesma fique irritada.
  • Se as áreas onde os airbags do SRS estão guardados, como por exemplo a almofada do volante da direção e guarnições dos pilares da frente e traseiros (veículos com airbags do SRS de cortina) estiverem danificadas ou estaladas, substitua-as num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.

Alteração e eliminação dos componentes do sistema dos airbags do SRS

Não se desfaça do seu veículo nem efetue nenhuma das seguintes alterações sem que antes consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. O mau funcionamento ou o deflagrar acidental dos airbags do SRS poderão provocar a morte ou ferimentos graves.

  • Instalação, remoção, desmontagem e reparação dos airbags do SRS
  • Reparações, alterações, remoção ou substituição do volante da direção, painel de instrumentos, tablier, bancos ou estofos dos bancos, pilares da frente, centrais e traseiros ou calhas laterais do tejadilho
  • Reparações ou alterações efetuadas no para-choques da frente, guarda-lamas da frente ou parte lateral do compartimento dos ocupantes
  • Instalação de grelha de proteção, dispositivos para limpar neve, ganchos, etc.
  • Alterações no sistema de suspensão do veículo
  • Instalação de dispositivos eletrónicos tais como rádios portáteis de duas vias (transmissor RF) e leitores de CDs.

Se os airbags do SRS deflagrarem

Do contacto com a deflagração dos airbags do SRS poderão resultar alguns hematomas e queimaduras ligeiras.

É emitido um forte ruído e libertado um pó branco.

Veículos sem airbags do SRS de cortina: As peças do módulo do airbag (cubo da coluna da direção, cobertura do airbag e deflagrador) assim como os bancos da frente poderão permanecer quentes durante alguns minutos.

O próprio airbag pode também ficarquente.

Veículos com airbags do SRS de cortina: As peças do módulo do airbag (cubo da coluna da direção, cobertura do airbag e deflagrador) assim como os bancos da frente, partes dos pilares da frente e de trás e as calhas late-rais do tejadilho poderão permanecer quentes durante alguns minutos. O próprio airbag também pode ficar quente.

Condições de funcionamento do airbag do SRS (airbags do SRS da cc frente)

Os airbags do SRS da frente deflagrarão em caso de impacto que exceda o limiar estabelecido (o nível de força correspondente a uma colisão frontal à velocidade de 20 - 30 km/h contra uma barreira fixa, que não se mova ou deforme).

Contudo, esta velocidade limiar será consideravelmente mais alta, nas seguintes condições:

  • Se o veículo atingir um objeto, tal como um veículo estacionado ou poste de sinalização, que possa mover-se ou deformar-se com o impacto
  • Se o veículo se envolver numa colisão com subposição como por exemplo uma colisão em que a frente do veículo se subpõe a uma caixa de carga de um camião

Dependendo do tipo de colisão, é possível que apenas os pré-tensores dos cintos de segurança sejam ativados.

Condições de funcionamento do airbag do SRS (airbags do SRS laterais)

Os airbags do SRS laterais deflagrarão em caso de impacto que exceda o limiar estabelecido (o nível de força correspondente à força do impacto produzido por um veículo de 1500 kg colidindo com a cabine do veículo, numa direção perpendicular à orientação do mesmo e a uma velocidade de 20 - 30 km/h).

Condições de funcionamento do airbag do SRS (airbags do SRS laterais e de cortina [se equipado])

  • Os airbags do SRS laterais e de cortina deflagrarão em caso de impacto que exceda o limiar estabelecido (o nível de força correspondente à força do impacto produzido por um veículo de 1500 kg colidindo com a cabine do veículo, numa direção perpendicular à orientação do mesmo e a uma velocidade de 20 - 30 km/h).
  • O airbag do SRS de cortina poderá também deflagrar no caso de uma colisão frontal severa.

Condições perante as quais os airbags do SRS podem deflagrar (insuflar), para além de uma colisão

Os airbags do SRS da frente e de cortina (se equipado) podem também deflagrar perante um impacto violento na parte inferior da carroçaria do seu veículo.

Na figura abaixo estão ilustrados alguns desses exemplos.

  • Atingir um passeio, aresta do pavimento ou superfície dura
  • Queda ou salto sobre um buraco fundo
  • Aterragem violenta ou queda do veículo.

Tipos de colisão em que os airbags do SRS podem não deflagrar (airbags do SRS da frente)

Os airbags do SRS da frente geralmente não deflagram se o veículo se envolver numa colisão lateral ou traseira, se capotar ou se se envolver numa colisão frontal a baixa velocidade. Mas, sempre que uma colisão de qualquer tipo causar desaceleração frontal suficiente, pode ocorrer deflagração dos airbags do SRS da frente.

  • Colisão lateral
  • Colisão traseira
  • Capotamento do veículo

Tipos de colisões em que os airbags do SRS podem não deflagrar (airbags do SRS laterais e de cortina [se equipado])

Os airbags do SRS laterais ou de cortina podem não deflagrar se o veículo for sujeito a uma colisão lateral em certos ângulos, ou a uma colisão lateral na carroçaria do veículo fora da zona do compartimento dos passageiros.

  • Colisão lateral na carroçaria do veículo, fora da zona do compartimento dos passageiros
  • Colisão lateral num certo ângulo

Os airbags do SRS laterais geralmente não deflagram se o veículo se envolver numa colisão frontal ou traseira, se capotar, ou se se envolver numa colisão lateral a baixa velocidade.

  • Colisão frontal
  • Colisão traseira
  • Capotamento do veículo

Os airbags do SRS de cortina geralmente não deflagram se o veículo se envolver numa colisão traseira, se capotar, ou se se envolver numa colisão lateral ou frontal a baixa velocidade.

  • Colisão traseira
  • Capotamento do veículo

Quando deve contactar um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado

Nos seguintes casos o veículo requer inspeção e/ou reparação. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, assim que possível.

  • Qualquer um dos airbags do SRS deflagrou.
  • A frente do veículo está danificada ou deformada, ou envolveu-se num acidente que não foi suficientemente grave para que os airbags do SRS deflagrassem.
  • Parte de uma porta ou a sua área envolvente está danificada ou deformada, ou o veículo envolveu-se num acidente que não foi suficientemente grave para que os airbags do SRS laterais e de cortina deflagrassem.
  • A parte da almofada do volante da direção ou tablier junto ao airbag do passageiro da frente está arranhada, rachada, ou de outro modo danificada.
  • A superfície dos bancos com o airbag lateral está arranhada, rachada, ou de outro modo danificada.
  • Veículos com airbags do SRS de cortina: A parte dos pilares da frente, dos pilares de trás ou guarnições (almofadadas) das calhas laterais do tejadilho nas quais se encontram os airbags de cortina, estão arranhadas, rachadas, ou de outro modo danificadas.
    Veja também:

    Smart Fortwo. Desactivar ou activar o airbag do acompanhante
    ADVERTÊNCIA Quando a luz de controlo "PASSENGER AIR BAG OFF" está acesa, o airbag do acompanhante está desactivado. Não será accionado se ocorrer um acidente, não proporci ...

    Ford Ka. Informações gerais
    CUIDADO Uma distração ao dirigir pode resultar em perda do controle de veículo, acidentes e danos. Nós recomendamos fortemente que você tome muito cuidado ao usar qualquer disp ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0104 | © 2017 Todos os direitos reservados