Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Arranque numa subida íngreme - Condução do veículo - Antes de conduzir - Condução - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Arranque numa subida íngreme

  • Caixa de velocidades manual multimodo
  1. Com o pedal do travão pressionado, aplique firmemente o travão de estacionamento e engrene a alavanca de velocidades em E ou M.

    Quando engrenar a alavanca de velocidades em E: Certifique-se que o indicadorda posição engrenada mostra E.

    Quando engrenar a alavanca de velocidades em M: Certifique-se que o indicadorda posição engrenada mostra 1.

  2. Prima levemente o pedal do acelerador.
  3. Liberte o travão de estacionamento.
  • Caixa de velocidades manual
  1. Com o travão de estacionamento fortemente aplicado e o pedal da embraiagem completamente pressionado, engrene a alavanca de velocidades em 1.
  2. Prima ligeiramente o pedal do acelerador ao mesmo tempo que, gradualmente, liberta o pedal da embraiagem.
  3. Liberte o travão de estacionamento.

Quando arrancar numa subida íngreme (veículos com controlo de assistência ao arranque em subidas)

O controlo de assistência ao arranque em subidas é ativado.

Condução à chuva

  • Conduza cuidadosamente sempre que esteja a chover dado que a visibilidade será reduzida, os vidros podem ficar embaciados e a estrada estará escorregadia.
  • Conduza cuidadosamente quando começa a chover uma vez que a superfície da estrada tornar-se-á particularmente escorregadia.
  • Evite altas velocidades se estiver a conduzir numa autoestrada com chuva, porque pode existir uma camada de água entre os pneus e o piso, impedindo o correto funcionamento da direção e dos travões.

A rodagem no seu novo Toyota

Para prolongar a vida do seu veículo, recomenda-se que observe as seguintes precauções:

Nos primeiros 300 km: Evite travagens súbitas.

Nos primeiros 1000 km:

  • Não conduza a velocidades extremamente elevadas.
  • Evite acelerações bruscas.
  • Não conduza continuamente em rotações baixas.
  • Não conduza a uma velocidade constante durante longos períodos de tempo.

Utilização do seu veículo no estrangeiro

Cumpra as leis para registo de veículos e confirme se terá ao seu dispor o combustível adequado.

AVISO

Observe as seguintes precauções.

Não o fazer pode resultar em morte ou ferimentos graves.

Quando põe o veículo em funcionamento (veículos com caixa de velocidades manual multimodo)

Mantenha sempre o pé no pedal do travão enquanto o veículo estiver parado com o motor em funcionamento. Desta forma evita que o veículo se desloque, inesperadamente.

Quando conduzir o veículo

Não conduza se não estiver familiarizado com a localização dos pedais do acelerador e do travão, para evitar pressionar o pedal errado.

  • Se acidentalmente pressionar o pedal do acelerador em vez do pedal do travão, irá provocar uma aceleração repentina que poderá resultar num acidente, podendo provocara morte ou ferimentos graves.
  • Ao efetuar a marcha-atrás pode torcer o corpo dificultando a utilização dos pedais. Certifique-se que utiliza os pedais corretamente.
  • Certifique-se que mantém uma postura correta de condução mesmo quando apenas move o veículo ligeiramente. Isso permite que pressione os pedais do travão e do acelerador corretamente.
  • Pressione o pedal do travão com o seu pé direito. Se pressionar com o pé esquerdo pode atrasar a resposta a uma emergência, resultando num acidente.

Não conduza o veículo sobre, nem pare em cima de materiais inflamáveis.

O sistema de escape e os gases de escape podem estar extremamente quentes. Estas peças quentes podem causar um incêndio se existir algum tipo de material inflamável por perto.

Durante a condução normal não desligue o motor. Se desligar o motor enquanto conduz não perderá o controlo da direção ou de travagem mas perderá a assistência elétrica a estes sistemas. Ficará mais difícil conduzir e travar, peio que deverá encostar e parar o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

Contudo, numa situação de emergência, como no caso de ser impossível parar o veículo de forma normal

Utilize a travagem com o motor (engrenamento de velocidade mais baixa) para manter uma velocidade segura em descidas acentuadas.

Se utilizar constantemente os travões, estes podem sobreaquecer e perderaeficácia.

Não ajuste a posição do volante da direção, do banco ou dos espelhos retrovisores exteriores e interiorenquanto conduz.

Ao fazê-lo poderá perder o controlo do veículo.

Verifique sempre se nenhum dos passageiros tem a cabeça, braços ou qualquer outra parte do corpo fora do veículo.

AVISO

Observe as seguintes precauções.

Não o fazer pode resultar em morte ou ferimentos graves.

Quando conduzir em superfícies escorregadias

  • Travagens e acelerações súbitas podem contribuir para que os pneus patinem e reduzir a sua capacidade para controlar o veículo.
  • Acelerações súbitas, travagem com o motor devido a alterações nas mudanças, ou alterações na velocidade do motor podem contribuir para a derrapagem do veículo.
  • Depois de passar por uma poça de água, pressione levemente o pedal do travão para se certificar que os travões se encontram a funcionar corretamente.

    Os calços de travões molhados podem impedir a eficácia dos travões.

    Se os travões estiverem molhados apenas de um lado e não funcionarem corretamente, o controlo da direção pode serafetado.

Quando engrenar a alavanca de velocidades

  • Nos veículos com caixa de velocidades manual multimodo não deixe o veículo descair para trás enquanto a alavanca de velocidades estiver numa posição de condução, ou descair para a frente com a alavanca de velocidades na posição R.

    Se o fizer o motor pode falhar ou provocar o mau desempenho dos travões e direção, resultando em acidente ou danificando o veículo.

  • Não engrene a alavanca de velocidades em R enquanto o veículo se estiver a mover para a frente.

    Ao fazê-lo pode causar graves danos no sistema da caixa de velocidades e poderá levar à perda de controlo do veículo.

  • Não engrene a alavanca de velocidades em E ou M (caixa de velocidades manual multimodo) ou 1 (caixa de velocidades manual) enquanto o veículo estiver a mover-se para trás.

    Ao fazê-lo pode causar graves danos no sistema da caixa de velocidades e poderá levar à perda de controlo do veículo.

  • Movendo a alavanca de velocidades para N, enquanto o veículo estiver em movimento, desconecta a ligação do motor à caixa de velocidades. A travagem com o motorfica indisponível quando seleciona N.
  • Nos veículos com caixa de velocidades manual multimodo, tenha cuidado para não alterar a posição de engrenamento com o pedal do acelerador pressionado. Mudando a posição de engrenamento para quaisquer outras posições que não N pode levar a uma rápida e inesperada aceleração do veículo, que pode provocar um acidente e resultar em morte ou ferimentos graves.

AVISO

Quando o veículo estiver parado

  • Não acelere o motor.

    Se o veículo estiver engrenado numa posição que não a posição N, o veículo poderá acelerar de repente e inesperadamente, provocando um acidente.

  • Nos veículos com caixa de velocidades manual multimodo, a fim de evitar acidentes provocados pelo movimento do veículo, mantenha sempre o pedal do travão pressionado enquanto o motor estiver a funcionar e aplique o travão de estacionamento, caso necessário.
  • Se parar o veículo num declive, de forma a evitar acidentes provocados pela deslocação do veículo para a frente ou para trás, mantenha sempre o pedal do travão pressionado e aplique o travão de estacionamento de forma segura, caso necessário.
  • Evite altas rotações e acelerar o motor.

    Acelerar o motor a altas rotações enquanto o veículo está parado pode causar o sobreaquecimento do sistema de escape, podendo causar um incêndio caso haja materiais inflamáveis nas proximidades.

Quando o veículo estiver estacionado

Não deixe óculos, isqueiros, latas de spray ou latas de bebidas dentro do veículo se este estiver ao sol.

Se o fizer poderá acontecer o seguinte:

  • Poderá haver fuga de gás de um isqueiro ou de uma lata de spray e provocar um incêndio.
  • A temperatura dentro do veículo poderá fazer com que as lentes de plástico e material plástico dos óculos deformem ou estalem.
  • As latas de bebidas podem fraturar-se, fazendo com que o líquido se espalhe no interior do veículo, podendo causar um curto-circuito nos componentes elétricos do veículo.

Não deixe isqueiros no veículo. Um isqueiro no porta-luvas ou no chão pode acender-se acidentalmente ao colocar bagagem ou ao ajustar o banco, provocando um incêndio.

Não coloque discos adesivos no para-brisas ou vidros laterais. Não coloque recipientes, como purificadores de ar, no painel de instrumentos ou tablier. Os discos adesivos ou outros recipientes podem atuar como lentes, causando um incêndio no veículo.

Não deixe uma porta ou vidro aberto se o vidro for revestido com uma película metalizada ou prateada. A luz solar refletida pode fazer com que o vidro atue como uma lente, provocando um incêndio.

AVISO

  • Em veículos com caixa de velocidades manual multimodo, aplique sempre o travão de estacionamento, engrene a alavanca de velocidades em E, M ou R, desligue o motor e tranque o veículo.

    Não abandone o veículo enquanto o motor estiver a funcionar.

  • Não toque nos tubos de escape enquanto o motor estiver a funcionar ou imediatamente após desligar o motor.

    Pode queimar-se.

  • Nos veículos com caixa de velocidades manual multimodo, não desligue o motor sem que a 1.a ou a marcha-atrás esteja devida e completamente engrenada. Confirme sempre a posição de engrenamento através do indicador da posição de engrenamento.

    Se estacionar o veículo sem uma velocidade engrenada, este pode mover-se e provocar um acidente.

Quando descansar no veículo

Desligue sempre o motor. Caso contrário, poderá mover acidentalmente a alavanca de velocidades ou pressionar o pedal do acelerador, o que poderia provocar um acidente ou incêndio devido ao sobreaquecimento do motor. Além disso, se o veículo estiver estacionado num local pouco arejado, os gases de escape poderão acumular-se e entrar no veículo, podendo resultar em morte ou em sérios riscos para a saúde.

Quando travar

  • Quando os travões estão molhados conduza com mais cuidado.

    Quando os travões estão molhados a distância de travagem aumenta e pode acontecer que um dos lados do veículo trave de maneira diferente do outro lado. Também o travão de estacionamento poderá não ser totalmente eficaz para deter o veículo.

  • Se a função de assistência à travagem não funcionar, aumente a distância para o veículo da frente e evite descidas ou curvas apertadas que requeiram travagens.

    Neste caso, continua a ser possível travar, mas o pedal do travão precisa ser pressionado com mais firmeza do que o habitual. A distância de travagem também aumenta. Mande reparar os seus travões, imediatamente.

  • Não bombeie o pedal do travão se o motor for abaixo.

    De cada vez que pressiona o pedal do travão está a utilizar a reserva do sistema elétrico de assistência à travagem.

  • O sistema dos travões é constituído por 2 sistemas hidráulicos independentes: se um dos sistemas falhar, o outro continua a funcionar. Neste caso, o pedal do travão deve ser pressionado com mais firmeza do que o habitual e a distância de travagem torna-se mais longa.

    Mande repararos seus travões, imediatamente.

ATENÇÃO

Durante a condução do veículo

  • Não pressione ao mesmo tempo os pedais do acelerador e do travão enquanto conduz. Se o fizer estará a restringir o binário do veículo.
  • Caixa de velocidades manual multimodo
  • Não utilize o pedal do acelerador ou o sistema de assistência ao arranque para segurar o veículo numa subida.

    Fazê-lo pode danificar a embraiagem.

  • Caixa de velocidades manual
  • Não engrene velocidades sem ter o pedal da embraiagem completamente pressionado. Após o engrenamento não solte a embraiagem abruptamente.

    Se o fizer pode danificar a embraiagem, a transmissão e os carretos da caixa de velocidades.

  • Observe o seguinte para evitar danificar a embraiagem.

Não deixe o pé sobre o pedal da embraiagem enquanto conduz.

Fazê-lo pode causar danos na embraiagem.

Não use outra velocidade a não ser a 1.a para arrancar e para se mover para a frente.

Não o fazer pode danificar a embraiagem.

Não utilize a embraiagem para segurar o veículo quando parar numa subida.

Fazê-lo pode causar danos na embraiagem.

  • Não coloque a alavanca de velocidades em R se o veículo ainda estiver em movimento. Fazê-lo pode danificara embraiagem, a transmissão e os carretos da caixa de velocidades.

Evitar danos em peças do veículo

  • Não rode o volante da direção totalmente em nenhuma das direções, mantendo-o nessa posição durante um longo período de tempo.

    Se o fizer poderá danificar o motor do volante da direção.

  • Quando conduzir numa estrada com lombas, conduza devagar para evitar danificarasjantes, parte inferiordoveículo, etc.

Se tiver um pneu vazio enquanto conduz

Um pneu vazio ou danificado pode provocar as seguintes situações.

Segure o volante da direção com firmeza e pressione gradualmente o pedal do travão para que o veículo abrande.

  • Poderá tornar-se difícil controlar o veículo.
  • O veículo faz ruídos ou vibrações anormais.
  • O veículo inclinar-se-á anormalmente.

Informações sobre o que fazer se tiver um pneu vazio

ATENÇÃO

Quando se deparar com estradas alagadas

Não conduza numa estrada que esteja alagada após um aguaceiro forte, etc. Pode causar ao veículo os seguintes danos:

  • O motor ir abaixo
  • Curto-circuito em componentes elétricos
  • Danos no motor causados por imersão em água

No caso de conduzir numa estrada alagada e o veículo ficar alagado, certifique-se que um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado verifica o seguinte:

  • Funcionamento dos travões
  • Alterações na quantidade e qualidade do óleo do motor, fluido da caixa de velocidades, etc.
  • Condições de lubrificação para o veio da transmissão, rolamentos e ligações da suspensão (onde possível) e o funcionamento de todas as ligações, rolamentos, etc.
    Veja também:

    Kia Picanto. Verificar o nível do líquido de refrigeração
    AVISO Remover a tampa do radiador - Nunca tente remover a tampa do radiador com o motor a trabalhar ou quente. Pode danificar o sistema de refrigeração e o motor ...

    Citroën C1. Alerta de transposição involuntária de linha
    Sistema que detecta a transposição involuntária de uma linha longitudinal na superfície das vias de circulação, através de uma câmara que recon ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0082 | © 2017 Todos os direitos reservados