Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Manutenção - Cuidados e manutenção - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Manutenção

Exigências da manutenção

Para garantir uma condução segura e económica, os cuidados do dia-a-dia e uma manutenção regular são essenciais. A Toyota recomenda a seguinte manutenção.

Manutenção programada

A manutenção programada pode ser efetuada em intervalos específicos de acordo com o programa de manutenção.

Para mais detalhes sobre o programa de manutenção, consulte o "Passaporte Toyota" fornecido em separado, nomeadamente "Serviço e Garantia Toyota".

Manutenção que pode ser feita por si

Qual a manutenção que pode ser feita por si? Muitos dos pontos de manutenção podem serfacilmente efetuados porsi, se tiver algum jeito para mecânica e possuir algumas ferramentas básicas para automóveis.

Note, contudo, que algumas tarefas de manutenção requerem ferramentas especiais e alguma formação. Estas são melhor executadas por técnicos qualificados. Mesmo que seja um mecânico experiente em fazer os trabalhos porsi próprio, recomendamos que as reparações e a manutenção sejam conduzidas por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado. Qualquer concessionário Toyota autorizado ou reparador Toyota autorizado conservará um registo da manutenção do seu Toyota. Este registo pode ser útil sempre que necessitar de um Serviço em Garantia. Se optar por escolher um profissional igualmente qualificado e equipado em vez de um reparador Toyota autorizado para prestar assistência ou manutenção ao seu veículo, recomendamos que solicite que seja mantido um registo da manutenção.

Onde lhe deve ser prestada assistência?

De modo a manter o seu veículo no melhor estado possível, a Toyota recomenda que todas as reparações e execuções de serviço sejam conduzidas por concessionários Toyota autorizados, reparadores Toyota autorizados ou por outros profissionais igualmente qualificados e equipados. Para reparações e serviços cobertos pela garantia, por favor visite um concessionário Toyota autorizado ou reparador Toyota autorizado, que utilizará peças genuínas Toyota nas reparações de quaisquer problemas que possa encontrar.

Pode também haver vantagens em utilizar os concessionários Toyota autorizados ou reparadores Toyota autorizados para reparações e serviços fora da garantia, dado que devido à sua especialização ao trabalhar com veículos Toyota, os membros da rede Toyota serão capazes de o assistir eficientemente em quaisquerdificuldades que possa encontrar.

O departamento de assistência técnica do seu concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, efetuará toda a manutenção programada no seu veículo, com confiança e economia.

O seu veículo necessita de uma reparação?

Esteja atento às alterações de rendimento, ruídos e avisos visuais que indiquem ser necessáriofazer uma revisão. Eis alguns sintomas importantes:

  • Motor a falhar, a puxar mal ou a grilar
  • Perda substancial de potência
  • Ruídos estranhos no motor
  • Fuga de fluido por debaixo do veículo (Contudo, é normal que caiam pingos de água do ar condicionado após a sua utilização)
  • Alteração de som do escape (Isto pode indicar uma fuga perigosa de monóxido de carbono. Conduza com os vidros abertos e mande verificar imediatamente o sistema de escape.)
  • Pneus aparentemente vazios, com chiadeira excessiva ao curvar, desgaste irregular dos pneus
  • O veículo tende a fugir para um dos lados quando conduz em linha reta numa estrada nivelada
  • Ruídos estranhos relacionados com os movimentos da suspensão
  • Perda de eficiência dos travões, pedal do travão dando a sensação de esponjoso, pedal quase a tocar no piso, veículo a fugir para um dos lados quando se trava
  • Temperatura do líquido de refrigeração do motor continuamente acima do valor normal

Se notar alguns destes sintomas, leve o veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado, logo que possível. Provavelmente necessita de uma afinação ou reparação.

AVISO

Se o seu veículo não efetuar uma manutenção regular

Uma manutenção irregular pode resultar em sérios danos para o veículo com a possibilidade de causara morte ou ferimentos graves.

Manuseamento da bateria

Os bornes da bateria, os terminais e acessórios inerentes contêm chumbo e componentes de chumbo conhecidos por causarem danos cerebrais.

Lave as suas mãos depois do manuseamento.

    Veja também:

    Kia Picanto. Cuidados a ter com os cintos de segurança
    Os sistemas dos cintos de segurança nunca devem ser desmontados ou alterados. Além disso, é preciso ter cuidado para garantir que os cintos de segurança e os respec ...

    Kia Picanto. Aviso do sistema eléctrico
    Esta luz de aviso indica uma avaria do gerador ou do sistema eléctrico. Se ela se acender com o veículo em andamento: 1. Pare assim que puder num local seguro. 2. Com o mo ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0059 | © 2017 Todos os direitos reservados