Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Sistema de lubrificação - Informações de manutenção
(combustível, nível de óleo,
etc.) - Especificações - Especificações do veículo - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Sistema de lubrificação

  • Motor 1KR
Capacidade de óleo Drenar e reabastecer - Referência*)

Com filtro

Sem filtro

2,8 L

2,6 L

*: A capacidade de óleo do motor é uma referência a ser utilizada quando mudar o óleo do motor. Aqueça e desligue o motor, aguarde mais de 5 minutos e verifique o nível do óleo na vareta.

Escolha do óleo do motor

O seu Toyota sai de fábrica atestado com óleo genuíno Toyota. A Toyota recomenda a utilização do óleo genuíno Toyota. ("Toyota Genuine Motor Oil"). Também pode ser utilizado outro óleo de qualidade equivalente.

Tipo de óleo: 0W-20, 5W-30 E 10W-30: Óleo do motor tipo API SL "Energy-Conserving", SM "Energy-Conserving"; ou SN "Resource-Conserving"; ou ILSAC multigrade 15W-40: Óleo do motor tipo SL, SM ou SN multigrade Viscosidade recomendada (SAE): O óleo SAE 0W-20 foi introduzido de fábrica e é a melhor escolha para o seu veículo, para uma boa economia de combustível e bom arranque em tempo frio.

Se o SAE 0W-20 não estiver disponível, também pode utilizar o óleo SAE 5W-30.

Contudo, deve substituí-lo pelo SAE 0W-20 na próxima mudança de óleo.

Se utilizar SAE 10W-30 ou um óleo com viscosidade superior em temperaturas extremamente baixas, pode haver dificuldade no arranque do motor, por isso recomenda-se a utilização do óleo do motor SAE 0W-20 ou 5W-30.

Escolha do óleo do motor

Viscosidade do óleo (0W-20 é aqui explicado como exemplo):

  • O OW em 0W-20 indica a característica do óleo que permite o arranque do motor em tempo frio. Óleos com um valor inferior antes do W permitem um arranque mais fácil do motor em tempo frio.
  • O valor 20 em 0W-20 indica a característica de viscosidade do óleo quando se encontra a elevada temperatura. Um óleo com viscosidade superior (um com um valor mais elevado) pode ser mais adequado se o veículo é sujeito a altas velocidades, ou a condições extremas de carga.

Como ler as etiquetas do recipiente de óleo: Uma ou ambas as marcas registadas API são apostas em alguns recipientes de óleo, para o ajudar a escolher o óleo que deve ser usado.

  1. Símbolo de serviço API

Símbolo de serviço API

Parte superior: "API SERVICE SN" significa a designação da qualidade do óleo pelo Instituto Americano do Petróleo (API).

Parte central: "SAE 0W-20" significa a gama de viscosidade SAE.

Parte inferior: A indicação "Resource-Conserving" significa que o óleo tem capacidades de poupança de combustível e de proteção ambiental.

  1. Marca de Certificação do ILSAC

A Marca de Certificação do Comité Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (ILSAC) é apresentada na frente da embalagem.

Motor HM01

Capacidade de óleo Drenar e reabastecer - Referência*)

Com filtro

Sem filtro

3,25 L

3,0 L

*: A capacidade de óleo do motor é uma referência a ser utilizada quando mudar o óleo do motor. Aqueça e desligue o motor, aguarde mais de 5 minutos e verifique o nível do óleo na vareta.

Escolha do óleo do motor

O seu Toyota sai de fábrica atestado com o óleo de motor "TOTAL ACTIVA 7000/9000" ou "TOTAL QUARTZ 7000/9000". A Toyota recomenda a utilização do óleo "TOTAL ACTIVA 7000/9000" ou "TOTAL QUARTZ 7000/9000".

Também pode ser utilizado outro óleo de qualidade equivalente.

Tipo de óleo: 5W-40 e 10W-40: Óleo do motor tipo API SL "Energy-Conserving" ou SM "Energy-Conserving" Viscosidade recomendada (SAE): Se utilizar SAE 10W-40 ou um óleo com viscosidade superior em temperaturas extremamente baixas, pode haver dificuldade no arranque do motor, pelo que se recomenda a utilização do óleo do motor SAE 5W-40.

Escolha do óleo do motor

Viscosidade do óleo (5W-40 é aqui explicado como exemplo):

  • O 5W em 5W-40 indica a característica do óleo que permite o arranque do motor em tempo frio. Óleos com um valor inferior antes do W permitem um arranque mais fácil do motor em tempo frio.
  • O valor 40 em 5W-40 indica a característica de viscosidade do óleo quando se encontra a elevada temperatura. Um óleo com viscosidade superior (um com um valor mais elevado) pode ser mais adequado se o veículo é sujeito a altas velocidades, ou a condições extremas de carga.

Como ler as etiquetas do recipiente de óleo: A marca registada API é aposta em alguns recipientes de óleo, para o ajudar a escolher o óleo que deve ser usado.

Símbolo de serviço API

Símbolo de serviço API

Parte superior: "API SERVICE SM" significa a designação da qualidade do óleo pelo Instituto Americano do Petróleo (API).

Parte central: "SAE 5W-40" significa a gama de viscosidade SAE.

Parte inferior: A indicação "Resource-Conserving" significa que o óleo tem capacidades de poupança de combustível e de proteção ambiental.

    Veja também:

    Toyota Aygo. Destrancar e trancar as portas pelo interior
    Teclas interiores de trancamento Veículos sem sistema de trancamento elétrico da porta Tranca a porta Destranca a por As portas da frente podem ser abertas puxando ...

    Kia Picanto. Verificar o nível do líquido de refrigeração
    AVISO Remover a tampa do radiador - Nunca tente remover a tampa do radiador com o motor a trabalhar ou quente. Pode danificar o sistema de refrigeração e o motor ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0097 | © 2017 Todos os direitos reservados