Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Chevrolet Spark: Alavanca selectora - Caixa de velocidades automática - Condução e funcionamento - Chevrolet Spark - Manual de InstruçõesChevrolet Spark: Alavanca selectora

Alavanca selectora

P (PARK): Bloqueia as rodas dianteiras. Seleccionar P apenas quando o veículo estiver parado e o travão de mão estiver aplicado.

R (REVERSE): Seleccionar R apenas quando o veículo estiver parado.

N (NEUTRAL): Posição neutra.

D: Esta posição de condução é para todas as condições normais de condução. Permite que a caixa de velocidades efectue passagens para as quatro engrenagens de marcha à frente. A quarta velocidade é sobremultiplicada, o que reduz a velocidade do motor e o nível de ruído, e aumenta a economia de combustível.

2: Permite à caixa de velocidades mudar da 1.ª para a 2.ª velocidade e impede a passagem automática para a 3.ª ou 4.ª velocidade.

Seleccionar a gama de condução 2 para mais potência ao realizar subidas e para travagem do motor ao realizar descidas.

1: Esta posição bloqueia a caixa de velocidades na primeira velocidade.

Seleccionar 1 para travagem máxima do motor ao realizar descidas íngremes.

Atenção Não acelerar ao engatar uma mudança.

Nunca premir o pedal do acelerador e o pedal do travão ao mesmo tempo.

Quando se engata uma mudança, o veículo começa lentamente a andar quando se tira o pé do pedal do travão.

Não utilizar a posição P (Estacionamento) em vez do travão de mão.

Desligar o motor, aplicar o travão de mão e retirar a chave de ignição ao sair do veículo.

Nunca abandonar o veículo com o motor a trabalhar.

Fazer passagens de caixa

Movimento entre determinadas posições de velocidades necessita que o botão de desbloqueio na lateral da alavanca selectora seja pressionado.

Seguir aa descrições conforme indicado pelas setas ao fazer passagens de caixa com a alavanca selectora.

Fazer passagens de caixa

Pressionar o botão de desbloqueio para mudar a velocidade. As setas indicam mudanças que não exigem a pressão do botão de desbloqueio.

Carregar no pedal do travão e pressionar o botão de desbloqueio para mudar a velocidade.

As mudanças que exigem a pressão do botão de desbloqueio são indicadas por meio de setas.

Mudar livremente.

Aviso Para ajudar a evitar danos na caixa de velocidades, cumpra as seguintes precauções: Não pressionar o pedal do acelerador quando faz passagens de caixa de P ou N para R, D, 2 ou 1.

Se pressionar o pedal do acelerador, poderá provocar danos na caixa de velocidades e poderá fazer com que perca o controlo do veículo.

Utilizar D o mais possível.

Nunca fazer passagens de caixa para P ou R com o veículo em movimento.

Ao estacionar o veículo numa subida, não manter o veículo no local pressionando o pedal do acelerador. Utilizar o travão de pé.

Pressionar o travão de pé ao fazer passagem de caixa de P ou N para R ou uma engrenagem de avanço.

Caso contrário, a caixa de velocidades pode danificar-se ou o veículo pode deslocar-se inesperadamente, fazendo com que o condutor do veículo perca o controlo do veículo, com ferimentos pessoais ou danos no veículo ou outros bens.

Travagem com o motor

Para ajudar a utilizar o efeito de travagem da compressão do motor em descidas prolongadas: Em veículos com caixa de velocidades automática, seleccionar o grupo de relações de caixa "2" ou "1" se necessário.

Travar com o motor é o mais eficaz no grupo de relações de caixa "1". Se este grupo de relações de caixa "1" for seleccionado a uma velocidade demasiado alta, a caixa de velocidades mantém-se na engrenagem actual até o veículo travar.

Seleccionar o grupo de relações de caixa "2" para um efeito normal de travagem com o motor. Para capacidade de travagem ainda maior, seleccionar "1".

Advertência A utilização da compressão do motor em descidas de montanha prolongadas pode prolongar a vida útil dos travões.

Balançar o veículo

Dar "esticões" com a caixa só é permitido se o veículo estiver preso em areia, lama ou neve.

Deslocar a alavanca selectora entre D e R repetidamente.

Não acelerar muito o motor e evitar acelerações repentinas.

Estacionamento

Depois de imobilizar o veículo pressionando o pedal do travão, engatar P e puxar firmemente a alavanca do travão de mão e depois retirar a chave da ignição.

Kickdown

Kickdown

Para aceleração mais rápida, pressionar o pedal do acelerador até ao fundo e manter. A caixa de velocidades passa para uma mudança inferior dependendo da rotação do motor.

Sobremultiplicação desligada

Sobremultiplicação desligada

A quarta velocidade da caixa de velocidades automática está em sobremultiplicação.

Para cancelar a função de sobremultiplicação, pressionar o botão de sobremultiplicação e o indicador O/D (OverDrive) desligado (OFF) na caixa de aviso acenderá.

A função O/D desligada (OFF) pode ser utilizada quando ocorre uma passagem de caixa para quarta velocidade indesejada, tal como numa subida íngreme prolongada.

Advertência Em condições de condução normais, conduzir com a função de sobremultiplicação activada para economia de combustível.

Avaria

No caso de uma avaria, a luz indicadora de avaria ou a luz de aviso da caixa de velocidades automática acende. A caixa de velocidades deixa de fazer passagens de caixa automática ou manualmente porque esta fica bloqueada em determinada mudança.

Reparar a avaria numa oficina.

    Veja também:

    Kia Picanto. Precauções a ter com os cintos de segurança
    AVISO Todos os ocupantes do veículo devem colocar sempre os respectivos cintos de segurança. Em caso de colisão ou travagem brusca, os cintos de segurança e as cadei ...

    Kia Picanto. ESS: Emergency Stop Signal (Sinalização de Travagem de Emergência) (se instalado)
    O sistema de Sinalização de Travagem de Emergência avisa o condutor que segue atrás do seu veículo piscando as luzes de travagem caso o veículo trave d ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0167 | © 2017 Todos os direitos reservados