Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Airbag frontal do condutor e do 
passageiro (se instalado) - Sistema de retenção suplementar (SRS)
de airbags (se instalado) - Sistema de segurança do seu veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Airbag frontal do condutor e do passageiro (se instalado)

O seu veículo está equipado com um Sistema de Retenção Suplementar (Air Bag) e com cintos de segurança colo/ ombro para as posições de sentado dos assentos quer do condutor quer do passageiro.

A presença do sistema é indiciada pelas letras "AIR BAG" gravadas na tampa almofadada do airbag no volante e/ou na cobertura da protecção para os joelhos do condutor localizada por baixo do volante e no painel almofadado por cima do porta-luvas no lado do passageiro da frente.

O sistema SRS é formado por airbags instalados por baixo das tampas almofadadas no centro do volante, na protecção para os joelhos por baixo da coluna da direcção e no painel do lado do passageiro da frente por cima do porta-luvas.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

A finalidade do sistema SRS é, num impacto frontal suficientemente forte, oferecer ao condutor e/ou ao passageiro da frente do veículo uma protecção suplementar à oferecida pelo sistema de cintos de segurança.

AVISO

Utilize sempre cintos de segurança e cadeiras de criança, seja onde, com quem e em que circunstâncias for! Os airbags enchem repentinamente com uma força considerável. Os cintos de segurança mantêm os ocupantes numa posição correcta para maximizar a protecção oferecida pelos airbags. Os ocupantes que viajarem numa posição incorrecta e sem cinto de segurança podem sofrer lesões graves aquando do enchimento dos airbags. Cumpra sempre as precauções de segurança a ter com os cintos de segurança, airbags e ocupantes referidas neste manual.

Para diminuir as possibilidades de lesões graves ou fatais e maximizar a protecção e a segurança oferecidas pelo sistema de retenção:

- Nunca sente uma criança numa cadeira de criança ou auxiliar no banco do passageiro da frente.

- Afivele sempre as crianças sentadas no banco traseiro. Este é o lugar mais seguro para viajar com crianças de todas as idades.

- Os airbags frontais e laterais podem lesionar ocupantes mal posicionados nos bancos dianteiros.

- Sem comprometer a posição de condução e o controlo do veículo, recue o seu banco o mais possível para se afastar dos airbags frontais.

- O condutor e os passageiros nunca se devem sentar ou encostar demasiado perto dos airbags. Se estiverem mal posicionados, podem sofrer lesões graves causadas pelo enchimento dos airbags.

- Nunca se encoste à porta ou à consola central. Sente-se sempre na vertical.

- Não deixe um passageiro sentarse no banco do passageiro da frente se o indicador de desactivação ("OFF") do airbag frontal do passageiro estiver aceso, visto que o airbag não se activará em caso de colisão frontal moderada ou forte.

- Não coloque objectos sobre ou perto dos módulos dos airbags instalados no volante, painel de instrumentos, protecção para os joelhos no lado do condutor e painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas. Esses objectos podem tornar-se contundentes se o veículo sofrer uma colisão suficientemente forte para activar os airbags.

- Não force nem desligue as cablagens ou outros componentes do sistema SRS.

Pode sofrer lesões causadas pela activação acidental dos airbags ou pela inutilização do sistema SRS.

- Se a luz de aviso do airbag SRS continuar acesa ou piscar com o veículo em andamento, dirija-se logo que possível a um concessionário autorizado da Kia e mande inspeccionar o sistema de airbags.

- Os airbags só podem ser utilizados uma vez. Mande substitui-los num concessionário autorizado Kia logo após a sua activação.

- O sistema SRS foi concebido para só activar os airbags frontais se o impacto sofrido for suficientemente forte e tiver um ângulo inferior a 30 em relação ao eixo longitudinal dianteiro do veículo. Além disso, os airbags só se activam uma vez. Os cintos de segurança têm de ser sempre colocados.

- Os airbags frontais não foram concebidos para se activarem em impactos laterais, impactos traseiros ou capotamentos. Além disso, os airbags frontais não se activam em colisões frontais abaixo do limiar de activação.

- Nunca se deve colocar uma cadeira de criança no banco do passageiro da frente. A criança nela sentada pode sofrer lesões graves ou morrer devido à activação de um airbag em caso de acidente.

- As crianças com menos de 12 anos têm sempre de viajar devidamente retidas no banco traseiro. Nunca deixe uma criança viajar no banco do passageiro da frente. Se um(a) jovem com mais de 12 anos tiver de se sentar no banco do passageiro da frente, terá de viajar com o cinto de segurança bem colocado e o banco o mais recuado possível.

- Para maximizar a protecção e a segurança em todos os tipos de colisões, todos os ocupantes, incluindo o condutor, devem colocar sempre os cintos de segurança, haja ou não airbag para o seu lugar, de modo a minimizar o risco de lesões graves ou morte em caso de colisão. Não se sente nem encoste demasiado perto do airbag com o veículo em andamento.

- Um ocupante sentado incorrectamente ou fora de posição pode sofrer lesões graves ou fatais em caso de colisão. Os ocupantes devem viajar na vertical e com as costas do respectivo banco na mesma posição, centrados no assento, com os cintos de segurança colocados, as pernas confortavelmente estendidas e os pés assentes no piso, até o veículo estacionar e a chave ser retirada da ignição.

- O sistema SRS de airbags tem de actuar muito rapidamente para oferecer protecção numa colisão.

Se um ocupante estiver mal posicionado por não ter o cinto de segurança colocado, o airbag pode atingi-lo de modo a causarlhe lesões graves ou fatais.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

Interruptor de activação/desactivação ("ON/OFF") do airbag frontal do passageiro (se instalado)

Se for instalada uma cadeira de criança no banco do passageiro da frente ou este banco estiver desocupado, pode-se desactivar o airbag frontal do passageiro com o interruptor de activação/ desactivação.

Em circunstâncias excepcionais, se for necessário instalar uma cadeira de criança no banco do passageiro da frente, o airbag frontal do passageiro tem de ser desactivado, para garantir a segurança da criança transportada.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

Para desactivar ou reactivar o airbag frontal do passageiro:

Para desactivar o airbag frontal do passageiro, introduza a chave principal no interruptor de activação/desactivação do airbag e rode-a para a posição "OFF ( )". O indicador "OFF" do airbag frontal do passageiro acende-se e permanece aceso até o airbag ser reactivado.

Para reactivar o airbag frontal do passageiro, introduza a chave principal no interruptor de activação/desactivação do airbag e rode-a para a posição "ON".

O indicador "OFF" do airbag frontal do passageiro apaga-se e o indicador "ON" ( ) acende-se durante cerca de 60 segundos.

AVISO

O botão ON/OFF do air bag da frente pode ser rodado utilizando um pequeno dispositivo rígido idêntico. Verifique sempre o estado do botão ON/OFF do air bag da frente, assim como o indicador OFF do air bag do passageiro da frente.

INFORMAÇÃO

- Se o interruptor de activação/ desactivação ("ON/OFF") do airbag frontal do passageiro estiver na posição "ON", o airbag está activado, pelo que não se deve instalar nenhuma cadeira de criança ou de bebé no banco do passageiro da frente.

- Se o interruptor de activação/ desactivação ("ON/OFF") do airbag frontal do passageiro estiver na posição "OFF", o airbag está desactivado.

ATENÇÃO

- Se o interruptor de activação/ desactivação ("ON/OFF") do airbag frontal do passageiro não estiver a funcionar correctamente, a luz de aviso de airbag ( ) do painel de instrumentos acende-se.

E, com o indicador "OFF" do airbag frontal do passageiro ( ) apagado (o indicador "ON" do airbag acende-se e apaga-se cerca de 60 segundos depois), o Módulo de Controlo do SRS reactiva e ordena o enchimento do airbag em colisões de impacto frontal, mesmo com o interruptor de activação/desactivação ("ON/ OFF") do airbag na posição "OFF".

Se isso acontecer, mande inspeccionar logo que possível o interruptor de activação/ desactivação do airbag frontal do passageiro, o sistema de cintos de segurança com pretensores e o sistema SRS de airbags num concessionário autorizado Kia.

- Se a luz de aviso do airbag SRS piscar ou não se acender com a ligação da ignição (rodando o interruptor para a posição "ON"), ou se acender com o veículo em andamento, dirija-se logo que possível a um concessionário autorizado da Kia e mande inspeccionar o botão para activar/desactivar o airbag frontal do passageiro, o cinto de segurança com pretensor e o sistema de airbags SRS.

 

AVISO

- O condutor é responsável pela regulação correcta do interruptor de activação/desactivação ("ON/ OFF") do airbag frontal do passageiro.

- Desactive o airbag frontal do passageiro apenas com a ignição desligada. Caso contrário, pode provocar uma avaria no Módulo de Controlo do SRS.

Além disso, pode haver o perigo de o airbag lateral e/ou de cortina do condutor e/ou do passageiro da frente não se activarem ou serem incorrectamente activados numa colisão.

- Nunca instale uma cadeira de criança virada para trás no banco do passageiro da frente, excepto se o airbag frontal do passageiro estiver desactivado. Em caso de acidente, a criança nela sentada pode sofrer lesões graves ou morrer devido ao enchimento de um airbag.

- Embora o seu veículo esteja equipado com o interruptor de activação/desactivação ("ON/ OFF") do airbag frontal do passageiro, não instale nenhuma cadeira de criança no banco do passageiro da frente. Uma cadeira de criança nunca pode ser colocada no banco do passageiro da frente. As crianças demasiado grandes para se sentarem em cadeiras de criança devem sempre sentar-se no banco traseiro e colocar os cintos de colo & ombro disponíveis. Em caso de acidente, as crianças estão mais protegidas se viajarem devidamente retidas no banco traseiro.

- Logo que a cadeira de criança deixe de ser necessária no banco do passageiro da frente, reactive o airbag frontal do passageiro.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

    Veja também:

    Chevrolet Spark. Áudio Bluetooth
    Como ler o áudio Bluetooth Um telemóvel ou dispositivo Bluetooth que suporta as versões A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) em 1.2, tem de estar registado e ligado ao produto. A ...

    Toyota Aygo. Adequação dos sistemas de segurança para crianças às várias posições de bancos (com fixador rígido ISOFIX)
    As informações fornecidas na tabela indicam a adequação das cadeirinhas às várias posições de bancos. Legenda das letras inseridas na tab ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0244 | © 2017 Todos os direitos reservados