Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Componentes e funções do 
sistema SRS - Sistema de retenção suplementar (SRS)
de airbags (se instalado) - Sistema de segurança do seu veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Componentes e funções do sistema SRS

O sistema SRS é composto pelos seguintes componentes:

1. Módulo do airbag frontal do condutor*

2. Módulo do airbag frontal do passageiro*

3. Módulos dos airbags laterais*

4. Módulos dos airbags de cortina*

5. Módulo do airbag para os joelhos do condutor*

6. Conjuntos dos pretensores dos retractores*

7. Luz de aviso de airbag

8. Módulo de controlo do sistema SRS (SRSCM)

9. Sensores de impacto laterais*

10. Conjunto da fixação com pretensor do cinto de segurança* (lado do condutor)

11. Interruptor de activação/ desactivação ("ON/OFF") do airbag frontal do passageiro*

12. Indicador de activação/desactivação ("ON/OFF") do airbag frontal do passageiro (só no banco do passageiro da frente)*

*: se instalado

O módulo SRSCM monitoriza continuamente todos os componentes do SRS com a ignição ligada, de modo a determinar se o impacto de uma colisão é suficientemente forte para activar o enchimento do airbag ou o pretensor do cinto de segurança.

A luz de aviso "air bag" do SRS do painel de instrumentos acende-se cerca de 6 segundos após a ligação da ignição (posição 'ON'), apagando-se depois disso.

AVISO

Se acontecer alguma das situações seguintes, isso é sinal de que existe uma avaria no SRS. Mande inspeccionar o sistema do airbag num concessionário autorizado Kia logo que possível.

- A luz não se acende por instantes quando a ignição é ligada.

- A luz não se apaga depois de estar acesa cerca de 6 segundos.

- A luz acende-se com o veículo em andamento.

- A luz pisca com o interruptor da ignição na posição "ON".

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

Os módulos dos airbags dianteiros estão localizados no centro do volante, no painel do lado do passageiro da frente por cima do porta-luvas e/ou no painel de protecção para os joelhos do lado do condutor. Se o módulo SRSCM detectar um impacto suficientemente forte na dianteira do veículo, activa automaticamente os airbags frontais.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

Aquando da activação, as costuras moldadas directamente nas coberturas almofadadas separam-se sob a pressão da expansão dos airbags. A continuação da abertura das coberturas permite então o enchimento total dos airbags.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

O enchimento total de um airbag, juntamente com a actuação de um cinto de segurança correctamente colocado, atenua o movimento para a frente do condutor ou do passageiro da frente, reduzindo o risco de lesões na cabeça e no tórax.

Depois de encher completamente, o airbag começa imediatamente a esvaziar-se, permitindo ao condutor continuar a olhar para a frente e comandar a direcção ou utilizar outros comandos.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

AVISO

- Não instale nem coloque quaisquer acessórios (suporte para bebidas, porta-cassetes, autocolante, etc.) no painel do passageiro da frente, por cima do porta-luvas, num veículo com airbag do passageiro. Estes objectos podem tornar-se projécteis perigosos e causar lesões em caso de enchimento do airbag do passageiro.

- Se instalar uma geleira no interior do veículo, não a coloque perto do combinado de instrumentos nem na superfície do painel de instrumentos.

Este objecto pode tornar-se um projéctil perigoso e causar lesões em caso de enchimento do airbag do passageiro.

 

AVISO

- A activação de um airbag é acompanhada de um ruído sonoro, seguido da libertação de uma poeira fina no interior do veículo. Esta situação é normal - os airbags estão envoltos por essa poeira fina - e não representa qualquer perigo.

Porém, a poeira gerada pela activação do airbag pode causar irritação cutânea ou ocular, bem como agravar as crises asmáticas, em algumas pessoas.

Após um acidente indutor da activação dos airbags, lave sempre bem todas as zonas cutâneas expostas à poeira fina com água morna e um sabão não agressivo.

- O sistema SRS só actua com a ignição ligada (interruptor na posição "ON"). Se, ao ligar a ignição, a luz de aviso " " do SRS não se acender ou continuar acesa após os cerca de 6 segundos predefinidos ou, após a ligação do motor, se acender com o veículo em andamento, isso é sinal de que o sistema SRS não está a funcionar correctamente. Se for esse o caso, mande imediatamente inspeccionar o seu veículo num Reparador Autorizado Kia.

- Antes de trocar um fusível ou desligar um borne da bateria, rode o interruptor da ignição para a posição "LOCK" e remova o interruptor. Nunca remova ou troque o ou os fusíveis do(s) airbag(s) com a ignição ligada (posição "ON"). Se ignorar este aviso, a luz de aviso " " do SRS acende-se.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

    Veja também:

    Ford Ka. Informações gerais
    CUIDADOS Manter o motor em marcha lenta durante períodos prolongados e em regimes de giro elevados pode produzir temperaturas muito altas no motor e no sistema de escapamento, com ...

    Smart Fortwo. Trancar o veículo
    ADVERTÊNCIA Se deixar crianças no veículo sem a devida vigilância, elas podem abrir as portas e colocar assim em perigo outras pessoas ou utentes da estrada sair ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0166 | © 2017 Todos os direitos reservados