Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Funcionamento da caixa de 
velocidades automática - Caixa de velocidades automática (se instalado) - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Funcionamento da caixa de velocidades automática

A altamente eficiente caixa de velocidades automática tem 4 velocidades de progressão e uma velocidade de marcha-atrás. Cada uma das velocidades é seleccionada automaticamente, em função da posição da alavanca da caixa.

INFORMAÇÃO

Se a bateria tiver sido desligada, as primeiras mudanças de um veículo novo poderão ser algo bruscas. Esta situação é normal. A sequência das mudanças será ajustada após alguns ciclos de mudanças de velocidade comandados pelo TCM (Módulo de Controlo da Caixa de Velocidades) ou o PCM (Módulo de Controlo do Trem de Transmissão).

Para obter um funcionamento sem percalços da caixa, carregue no pedal dos travões quando passar da posição N (Ponto-morto) para uma velocidade de progressão ou a marcha-atrás.

AVISO - Caixa de velocidades automática

- Antes de introduzir a posição D (Condução) ou R (Marcha-atrás), observe o espaço em torno do seu veículo para ver se há pessoas a passar, especialmente crianças.

- Antes de sair do banco do condutor, certifique-se sempre de que tem a alavanca das mudanças na posição P (Estacionamento). Depois, engate bem o travão de estacionamento e desligue o motor. Se não tomar estas precauções pela ordem indicada, o veículo poderá mover-se de forma inesperada e brusca.

- Não use o travão do motor (reduzir duma velocidade mais alta para uma mais baixa) energicamente e em piso escorregadio. O veículo pode escorregar e verificar-se um acidente.

 

ATENÇÃO

- Para evitar danos na caixa de velocidades, não acelere o motor com a caixa na posição R (Marcha-atrás) ou numa velocidade de progressão com os travões accionados.

- Se estiver parado numa subida, não mantenha o veículo imobilizado com a força do motor.

Utilize antes o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.

- Se o motor estiver a trabalhar acima da velocidade de ralenti, não passe da posição N (Pontomorto) ou P (Estacionamento) para a posição D (Condução) ou R (Marcha-atrás).

Veja também:

Ford Ka. Bancos traseiros
Dobrando o Encosto do Banco Cinco portas CUIDADO Ao dobrar o encosto do banco para baixo, tome cuidado para não prender os dedos no mecanismo. Pressione os botões de destrava ...

Kia Picanto. Utilizar a embraiagem
Antes de introduzir a mudança, carregue a fundo no pedal da embraiagem. Depois, liberte devagar. O pedal da embraiagem deve estar sempre livre de pressão durante a conduç ...

Modelos

www.asegmento.com | 0.0226 | © 2017 Todos os direitos reservados