Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Posições da caixa de velocidades - Funcionamento da caixa de 
velocidades automática - Caixa de velocidades automática (se instalado) - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Posições da caixa de velocidades

Os indicadores luminosos do combinado de instrumentos mostram a posição da alavanca das mudanças com o interruptor da ignição na posição 'ON'.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa na posição P (Estacionamento), pare totalmente o veículo. Esta posição bloqueia a caixa de velocidades e impede o rolamento das rodas dianteiras.

AVISO

- A introdução da posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento provocará o bloqueio das rodas motrizes e a consequente perda de controlo do veículo.

- Não utilize a posição P (Estacionamento) em vez do travão de estacionamento.

Certifique-se sempre de que a alavanca da caixa está engatada na posição P (Estacionamento) e engate bem o travão de estacionamento.

- Nunca deixe uma criança sem vigilância dentro de um veículo.

 

ATENÇÃO

Se passar para a posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

ATENÇÃO

Pare sempre totalmente o veículo antes de passar para ou sair da posição "R" (Marcha-atrás). Se passar para a posição "R" com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades, excepto no caso descrito em "Baloiçar o veículo", neste capítulo.

N (Ponto-morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a caixa de velocidades. Se o travão de estacionamento ou os travões não forem aplicados, o veículo rola livremente, mesmo num local ligeiramente inclinado.

AVISO

Não conduza com a alavanca de velocidades engrenada na posição de ponto morto N (Neutral).

O travão não funcionará e pode verificar-se um acidente.

D (Condução)

Esta é a posição de condução em progressão normal. A caixa efectua passagens automáticas ao longo de uma sequência de 4 velocidades, maximizando a economia de combustível e a força motriz.

Para obter mais potência para fazer ultrapassagens ou para subir vias íngremes, carregue no pedal do acelerador a fundo (mais de 80%) até que o mecanismo "kick down" (se instalado) atue identificável através de um clique, altura em que a caixa reduz automaticamente para uma mudança mais baixa.

INFORMAÇÃO

Parar sempre completamente antes de mudar para D (driving).

3 (Terceira velocidade)

Use esta posição para rebocar um atrelado durante uma subida ou então para travar com o motor numa descida.

"3" alterna automaticamente entre a 1a, 2a e 3a. Ou seja não passa para a 4a. No entanto, a passagem para a 4a ocorre quando a velocidade do carro excede um certo valor para evitar que o motor ultrapasse os limites de rotação.

Desloque manualmente o selector para a posição "D" quando retomar as condições normais de condução.

2 (Segunda velocidade)

Use esta posição quando rodar numa superfície escorregadia, para subir uma colina ou para travar com o motor numa descida. "2" alterna automaticamente entre a 1a e a 2a. Ou seja não passa para a 3a. No entanto, a passagem para a 3a ocorre quando a velocidade do carro excede um certo valor para evitar que o motor ultrapasse os limites de rotação.

Desloque manualmente o selector para a posição "D" quando retomar as condições normais de condução.

1 (Primeira velocidade)

Use esta posição para subir uma encosta muito inclinada ou para travar com o motor em descidas muito íngremes. Quando reduz para "1", o transeixo fica temporariamente em 2a até o veículo ter desacelerado o suficiente para assumir a redução da mudança.

Não ultrapasse os 50 km/h (30 mph) numa mudança baixa. "1" assume apenas a 1a. No entanto, a passagem para a 2a ocorre quando o veículo excede uma certa velocidade e, à medida que a velocidade vai aumentando, o transeixo vai passando as mudanças até à 3a para evitar que o motor ultrapasse os limites de rotação.

INFORMAÇÃO

- Para um funcionamento suave e seguro, carregue no pedal do travão quando mudar da posição "N" (Neutro ou ponto morto) ou "P" (Parqueamento) para uma mudança para a frente ou para "R" (marcha-atrás).

- Para deslocar a alavanca das mudanças da posição "P" (Parqueamento) para qualquer outra posição, carregue a fundo no pedal do travão.

- É sempre possível mudar das posições "R", "N", "D", "3", "2", "1" para a posição "P". O veículo deve estar completamente estacionário para evitar danificar o transeixo.

ATENÇÃO

- Desloque a alavanca das mudanças para as posições "R" e "P" apenas com o veículo completamente estacionário.

- Não acelere o motor em marcha-atrás nem em qualquer uma das mudanças de marcha para a frente com os travões accionados.

- Use sempre o pedal do travão quando mudar da posição "P" ou "N", para as posições "R", "D","3", "2" ou "1".

- Verifique com regularidade o nível do fluido do transeixo automático e acrescente mais óleo sempre que necessário.

Consulte a planificação da manutenção para mais informações sobre o fluido recomendado.

    Veja também:

    Smart Fortwo. Ter em atenção
    ADVERTÊNCIA Dos difusores de ventilação ar pode sair ar muito quente ou muito frio. Isto pode causar queimaduras ou ulcerações nas imediações dos difusores de ventilaçã ...

    Kia Picanto. Componentes do Tire Mobility Kit (TMK)
    0. Etiqueta de limitação de velocidade 1. Frasco de vedante e etiqueta de limitação de velocidade 2. Tubo de enchimento do frasco de vedante para a roda 3 ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0074 | © 2017 Todos os direitos reservados