Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Posições da caixa de velocidades - Funcionamento da caixa de 
velocidades automática - Caixa de velocidades automática (se instalado) - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Posições da caixa de velocidades

Os indicadores luminosos do combinado de instrumentos mostram a posição da alavanca das mudanças com o interruptor da ignição na posição 'ON'.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa na posição P (Estacionamento), pare totalmente o veículo. Esta posição bloqueia a caixa de velocidades e impede o rolamento das rodas dianteiras.

AVISO

- A introdução da posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento provocará o bloqueio das rodas motrizes e a consequente perda de controlo do veículo.

- Não utilize a posição P (Estacionamento) em vez do travão de estacionamento.

Certifique-se sempre de que a alavanca da caixa está engatada na posição P (Estacionamento) e engate bem o travão de estacionamento.

- Nunca deixe uma criança sem vigilância dentro de um veículo.

 

ATENÇÃO

Se passar para a posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

ATENÇÃO

Pare sempre totalmente o veículo antes de passar para ou sair da posição "R" (Marcha-atrás). Se passar para a posição "R" com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades, excepto no caso descrito em "Baloiçar o veículo", neste capítulo.

N (Ponto-morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a caixa de velocidades. Se o travão de estacionamento ou os travões não forem aplicados, o veículo rola livremente, mesmo num local ligeiramente inclinado.

AVISO

Não conduza com a alavanca de velocidades engrenada na posição de ponto morto N (Neutral).

O travão não funcionará e pode verificar-se um acidente.

D (Condução)

Esta é a posição de condução em progressão normal. A caixa efectua passagens automáticas ao longo de uma sequência de 4 velocidades, maximizando a economia de combustível e a força motriz.

Para obter mais potência para fazer ultrapassagens ou para subir vias íngremes, carregue no pedal do acelerador a fundo (mais de 80%) até que o mecanismo "kick down" (se instalado) atue identificável através de um clique, altura em que a caixa reduz automaticamente para uma mudança mais baixa.

INFORMAÇÃO

Parar sempre completamente antes de mudar para D (driving).

3 (Terceira velocidade)

Use esta posição para rebocar um atrelado durante uma subida ou então para travar com o motor numa descida.

"3" alterna automaticamente entre a 1a, 2a e 3a. Ou seja não passa para a 4a. No entanto, a passagem para a 4a ocorre quando a velocidade do carro excede um certo valor para evitar que o motor ultrapasse os limites de rotação.

Desloque manualmente o selector para a posição "D" quando retomar as condições normais de condução.

2 (Segunda velocidade)

Use esta posição quando rodar numa superfície escorregadia, para subir uma colina ou para travar com o motor numa descida. "2" alterna automaticamente entre a 1a e a 2a. Ou seja não passa para a 3a. No entanto, a passagem para a 3a ocorre quando a velocidade do carro excede um certo valor para evitar que o motor ultrapasse os limites de rotação.

Desloque manualmente o selector para a posição "D" quando retomar as condições normais de condução.

1 (Primeira velocidade)

Use esta posição para subir uma encosta muito inclinada ou para travar com o motor em descidas muito íngremes. Quando reduz para "1", o transeixo fica temporariamente em 2a até o veículo ter desacelerado o suficiente para assumir a redução da mudança.

Não ultrapasse os 50 km/h (30 mph) numa mudança baixa. "1" assume apenas a 1a. No entanto, a passagem para a 2a ocorre quando o veículo excede uma certa velocidade e, à medida que a velocidade vai aumentando, o transeixo vai passando as mudanças até à 3a para evitar que o motor ultrapasse os limites de rotação.

INFORMAÇÃO

- Para um funcionamento suave e seguro, carregue no pedal do travão quando mudar da posição "N" (Neutro ou ponto morto) ou "P" (Parqueamento) para uma mudança para a frente ou para "R" (marcha-atrás).

- Para deslocar a alavanca das mudanças da posição "P" (Parqueamento) para qualquer outra posição, carregue a fundo no pedal do travão.

- É sempre possível mudar das posições "R", "N", "D", "3", "2", "1" para a posição "P". O veículo deve estar completamente estacionário para evitar danificar o transeixo.

ATENÇÃO

- Desloque a alavanca das mudanças para as posições "R" e "P" apenas com o veículo completamente estacionário.

- Não acelere o motor em marcha-atrás nem em qualquer uma das mudanças de marcha para a frente com os travões accionados.

- Use sempre o pedal do travão quando mudar da posição "P" ou "N", para as posições "R", "D","3", "2" ou "1".

- Verifique com regularidade o nível do fluido do transeixo automático e acrescente mais óleo sempre que necessário.

Consulte a planificação da manutenção para mais informações sobre o fluido recomendado.

    Veja também:

    Ford Ka. Luz de Advertência de Revisão Programada
    CUIDADO O correto funcionamento da luz de advertência de revisão programada é totalmente condicionado à definição da data correta no visor de informações localizado no centr ...

    Citroën C1. Anomalia de funcionamento
    O acendimento deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro, indica um problema de funcionamento do sistema. Coloque o veículo em movimento a uma velocidade moderada e consulte a ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0125 | © 2017 Todos os direitos reservados