Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Bancos - Sistema de segurança do seu veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Bancos

Bancos

Banco do condutor

(1) Deslocação para a frente e para trás

(2) Inclinação das costas do banco

(3) Altura do assento do banco*

(4) Aquecedor dos bancos*

(5) Encosto de cabeça

Banco do passageiro dianteiro

(6) Deslocação para a frente e para trás

(7) Inclinação das costas do banco

(8) Aquecedor dos bancos*

(9) Banco recolhível (exclusivamente para veículos com 3 portas)

(10) Encosto de cabeça

Banco traseiro

(11) Encosto de cabeça*

(12) Rebatimento das costas do banco*

*: se instalado(s)

AVISO - Objectos desarrumados

A presença de objectos desarrumados junto aos pés do condutor pode interferir com a utilização dos pedais provocar um acidente. Não coloque nada debaixo dos bancos dianteiros.

 

AVISO - Banco na vertical

Para recolocar as costas do banco na vertical, agarre nelas e desloque-as devagar. Certifique-se de que não há mais ocupantes à volta do banco. Se as recolocar sem as segurar e controlar, as costas do banco podem saltar para a frente e ferir acidentalmente ocupantes.

 

AVISO - Responsabilidade do condutor pelo passageiro

Viajar num automóvel com as costas do banco do passageiro reclinadas pode originar lesões graves ou fatais em caso de acidente. Se o banco do passageiro da frente estiver reclinado durante um acidente, as ancas do ocupante poderão escorregar por baixo da parte do colo do cinto de segurança e exercer uma grande força sobre o abdómen desprotegido, podendo daí advir lesões internas graves ou fatais.

Assim, o condutor tem de avisar o passageiro para manter as costas do banco na vertical com o veículo em andamento.

 

AVISO

Não utilize uma almofada sobre o assento do banco com o objectivo de reduzir a fricção entre o banco e o passageiro. Em caso de acidente ou travagem brusca, as ancas do ocupante poderiam deslizar por baixo do cinto de segurança, provocando lesões internas graves ou mesmo fatais devido ao funcionamento anormal do cinto de segurança.

 

AVISO - Banco do condutor

- Nunca tente regular o banco com o veículo em andamento. Pode perder o controlo do veículo e ter um acidente causador de morte, lesões graves ou danos materiais.

- Não deixe nenhum objecto interferir com a posição normal das costas do banco.

A arrumação de objectos contra as costas do banco ou de forma a interferir com a travagem correcta das mesmas pode resultar em lesões graves ou fatais em caso de travagem brusca ou colisão.

- Conduza sempre com as costas do banco na vertical e a parte do cinto de segurança que assenta no colo confortavelmente ajustada às ancas. Esta é a posição que melhor protege o condutor em caso de acidente.

- Para evitar lesões desnecessárias, e mesmo graves, causadas pelos airbags, sente-se sempre o mais atrás possível em relação ao volante, mantendo uma posição confortável para controlar o veículo. Recomenda-se que tenha o tórax a uma distância mínima de 250 mm do volante.

 

AVISO - Costas dos bancos traseiros

- As costas dos bancos traseiros têm de ficar devidamente encaixadas. Caso contrário, passageiros e objectos podem ser projectados para a frente em caso de travagem brusca ou colisão, podendo sofrer lesões graves ou até morrer.

- A bagagem e outra carga transportada devem ser colocadas na horizontal no espaço de carga. Se os objectos forem grandes e pesados ou tiverem de ser empilhados, têm de ficar amarrados. As pilhas de carga não devem nunca exceder a altura das costas dos bancos traseiros. O desrespeito destes avisos pode resultar em lesões graves ou morte, em caso de travagem brusca, colisão ou capotamento.

- Nenhum passageiro deve viajar no espaço de carga, nem sentarse ou deitar-se nas costas do banco rebatidas com o veículo em andamento. Os passageiros têm de viajar todos nos bancos e com os cintos de segurança devidamente colocados.

- Ao recolocar as costas do banco na vertical, certifique-se de que estas estão devidamente encaixadas empurrando-as para a frente e para trás.

- Para evitar eventuais queimaduras, não retire o tapete do espaço de carga. O controlo das emissões feito sob o piso da bagageira gera altas temperaturas dos gases de escape.

 

AVISO

Depois de regular o banco, verifique sempre se ele encaixou devidamente tentando movê-lo para a frente ou para trás sem utilizar a alavanca de bloqueio/ libertação. Um movimento brusco ou inesperado do banco do condutor pode causar a perda de controlo do veículo e resultar num acidente.

 

AVISO

- Não coloque o seu isqueiro no piso do carro ou sobre o banco.

O processo de regulação do banco poderia provocar a libertação do gás do isqueiro e causar um incêndio.

- Quando proceder ao ajuste do banco, tenha o máximo cuidado para evitar entalar as mãos ou algum objecto no mecanismo.

- Se os lugares traseiros tiverem ocupantes, deve ter cuidado ao ajustar a posição do banco dianteiro.

- Tenha o máximo cuidado quando tentar retirar objetos de pequena dimensão presos por baixo dos bancos ou entre o banco e a consola central. Caso contrário, pode cortar ou magoar as mãos nas arestas afiadas do mecanismo do banco.

Regulação do banco do passageiro da frente - manual

Veja também:

Toyota Aygo. Filtro do ar condicionado
O filtro do ar condicionado deve ser limpo ou substituído frequentemente para manter a eficiência do ar condicionado. Método de remoção Veículos sem sistem ...

Toyota Aygo. Mover o banco da frente para aceder ao banco traseiro (modelos de 3 portas)
Entrar e sair do veículo Para facilitar o acesso ao banco traseiro utilize a alavanca de desbloqueio do encosto do banco. Quando utiliza a alavanca de desbloqueio do encosto do banco, a po ...

Modelos

www.asegmento.com | 0.0243 | © 2017 Todos os direitos reservados