Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Cuidados a ter com o sistema 
SRS - Sistema de retenção suplementar (SRS)
de airbags (se instalado) - Sistema de segurança do seu veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Cuidados a ter com o sistema SRS

O sistema SRS é praticamente livre de manutenção, pelo que não tem peças que você possa manter ou reparar em segurança. Se a luz de aviso "air bag" do SRS não se acender,quando coloque interruptor da ignição na posição ON ou continuar acesa, mande inspeccionar imediatamente o seu veículo num concessionário autorizado Kia.

AVISO

- A modificação dos componentes ou cablagens do sistema SRS, incluindo a colocação de qualquer tipo de emblemas nas coberturas almofadadas ou modificações da estrutura da carroçaria, podem afectar negativamente o desempenho do sistema SRS e causar eventuais lesões.

- Para limpar as coberturas almofadadas dos airbags, utilize apenas um pano macio e seco ligeiramente humedecido com água limpa. A utilização de solventes ou produtos de limpeza pode afectar negativamente as coberturas dos airbags e activação correcta do sistema.

- Não coloque objectos sobre ou perto dos módulos dos airbags instalados no volante, painel de instrumentos e painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas.

Esses objectos podem tornar-se contundentes se o veículo sofrer uma colisão suficientemente forte para activar os airbags.

- Se os airbags encherem, têm de ser substituídos por um concessionário autorizado Kia.

- Não force nem desligue as cablagens ou outros componentes do sistema SRS.

Pode sofrer lesões causadas pelo enchimento acidental dos airbags ou pela inutilização do sistema SRS.

- Se for necessário inutilizar os componentes do sistema dos airbags ou desmontar o veículo para o mandar para a sucata, é preciso cumprir certas precauções de segurança. Estas precauções são conhecidas por qualquer concessionário autorizado Kia, que lhe pode dar toda a informação necessária. O incumprimento dessas precauções e procedimentos de segurança pode aumentar o risco de lesões pessoais.

- Se o seu veículo ficou submerso dentro de água e se tem as alcatifas molhadas ou água no piso, não deve tentar pôr o motor a funcionar; recomendamos contactar um concessionário autorizado Kia.

Precauções de segurança suplementares

- Nunca deixe os passageiros viajarem no espaço de carga ou em cima de um banco traseiro rebatido.

Os ocupantes devem viajar todos na vertical, recostados nos bancos, com os cintos de segurança colocados e os pés assentes no piso do veículo.

- Os passageiros não devem sair ou mudar de banco com o veículo em andamento. Um passageiro que não tenha o cinto de segurança colocado numa colisão ou travagem de emergência pode ser atirado contra o interior do veículo, contra os outros ocupantes ou para fora do veículo.

- Cada cinto de segurança foi concebido para reter um só ocupante. Se houver mais de uma pessoa a utilizar o mesmo cinto, esses ocupantes podem sofrer lesões graves ou morrer numa colisão.

- Não coloque acessórios nos cintos de segurança. Os dispositivos utilizados para aumentar o conforto do ocupante ou reposicionar o cinto podem reduzir o nível de protecção por ele oferecido e aumentar as possibilidades de lesões graves numa colisão.

- Os passageiros não devem colocar objectos duros ou pontiagudos entre eles e os airbags. A presença de objectos duros ou pontiagudos no seu colo ou na sua boca pode, em caso de enchimento de um airbag, causar-lhe lesões.

- Mantenha os ocupantes afastados das coberturas dos airbags. Os ocupantes devem sentar-se todos na vertical, recostados nos bancos, com os cintos de segurança colocados e os pés assentes no piso do veículo. Se os ocupantes estiverem demasiado perto das coberturas dos airbags, podem sofrer lesões caso estes encham.

- Não ligue nem coloque objectos sobre ou perto das coberturas dos airbags. Qualquer objecto ligado ou colocado nas coberturas dos airbags frontais ou laterais pode interferir com o correcto funcionamento dos airbags.

- Não modifique os bancos dianteiros.

A modificação dos bancos dianteiros pode interferir com o funcionamento dos componentes de detecção ou dos airbags laterais do sistema SRS.

- Não coloque objectos debaixo dos bancos dianteiros. Os objectos aí colocados podem interferir com o funcionamento dos componentes de detecção e das cablagens do sistema SRS.

- Não viaje com uma criança ou um bebé ao colo. A criança pode sofrer lesões graves ou morrer em caso de colisão. Os bebés e crianças devem viajar todos devidamente retidos por cadeiras adequadas e cintos de segurança no banco traseiro.

AVISO

- Os ocupantes mal sentados ou posicionados podem ser atirados para demasiado perto de um airbag activado, bater na estrutura interior ou sair fora do veículo, sofrendo lesões graves ou fatais.

- Sente-se sempre na vertical com as costas do banco na mesma posição, centrado no assento do banco, com o cinto de segurança colocado, as pernas confortavelmente estendidas e os pés assentes no piso do veículo.

Acrescentar equipamento ou modificar o veículo equipado com airbags

Se modificar o seu veículo mudando-lhe o quadro, os pára-choques, os painéis metálicos da dianteira ou laterais ou a altura de condução, estas modificações podem afectar o funcionamento do sistema dos airbags do veículo.

Sistema de retenção suplementar (SRS) de airbags (se instalado)

Etiqueta de aviso dos airbags (se instalado)

As etiquetas de aviso dos airbags destinam-se a alertar os condutor e passageiros dos riscos potenciais do sistema dos airbags.

É de referir que estes avisos oficiais se centram sobretudo nos riscos para as crianças. Queremos também que esteja a par dos riscos que impendem sobre os adultos, descritos nas páginas anteriores.

    Veja também:

    Smart Fortwo. Segurança operacional
    Indicações de segurança importantes ADVERTÊNCIA Se não mandar realizar os trabalhos de manutenção recomendados ou as reparações necessárias, podem ocorrer falhas de f ...

    Smart Fortwo. Substituir a pilha da chave
    ADVERTÊNCIA As pilhas contêm substâncias venenosas e corrosivas. A ingestão de pilhas pode causar danos graves à saúde. Existe perigo de vida! Guarde as pilhas em loca ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0282 | © 2017 Todos os direitos reservados