Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Funcionamento da caixa de 
velocidades manual - Caixa de velocidades manual (se instalado) - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Funcionamento da caixa de velocidades manual

A caixa manual tem 5 velocidades de progressão.

Este padrão está impresso no punho da alavanca das mudanças. É uma caixa totalmente sincronizada em todas as velocidades de progressão, o que facilita a introdução de uma velocidade acima ou abaixo.

Para efectuar uma mudança, carregue a fundo no pedal da embraiagem. Depois, liberte-o devagar.

Se o seu veículo estiver equipado com botão de bloqueio da ignição, o motor não arranca se não soltar o pedal da embraiagem. (se instalado) A alavanca das mudanças tem de ir ao ponto-morto antes de se introduzir a marcha-atrás (posição R).

Certifique-se de que o veículo está parado antes de introduzir a marcha-atrás.

Nunca deixe o motor trabalhar com o conta-rotações (rpm) na zona vermelha.

ATENÇÃO

- Ao reduzir de 5ª para 4ª, tenha atenção para não carregar lateralmente na alavanca das mudanças e colocá-la inadvertidamente em 2ª. Esta forte redução de caixa pode aumentar o regime do motor de maneira a colocar o conta-rotações na zona vermelha. Esta rotação excessiva pode danificar o motor.

- Não reduza mais de 2 mudanças, nem faça reduções se o motor estiver a trabalhar numa velocidade elevada (5.000 rpm ou mais). Reduzir desta forma pode danificar o motor e a caixa de velocidades.

- Em condições de tempo frio, poderá ser difícil efectuar mudanças sem o lubrificante da caixa de velocidades ter aquecido. Esta situação é normal e não prejudica a caixa de velocidades.

- Se tiver o veículo totalmente parado e lhe for difícil introduzir a 1ª ou a marcha-atrás (posição R), leve a alavanca ao ponto-morto (posição N) e liberte a embraiagem. Volte a carregar no pedal da embraiagem e introduza então a 1ª ou a marcha-atrás.

ATENÇÃO

- Para evitar o desgaste prematuro e danos na embraiagem, não conduza com o pé em cima do pedal da embraiagem. De igual modo, não utilize a embraiagem para manter o veículo parado numa subida (ponto de embraiagem), enquanto espera que o sinal do semáforo abra, etc.

- Para prevenir possíveis danos no sistema de embraiagem, não arrancar o veículo com a 2a (segunda) velocidade engrenada exceto quando tiver que arrancar num troço de via escorregadia.

- Não utilize a alavanca das mudanças como apoio para a mão durante a condução. Pode provocar o desgaste prematuro da forquilha da caixa de velocidades.

 

AVISO

- Antes de sair do banco do condutor, engate sempre bem o travão de estacionamento e desligue o motor. Depois, certifique-se de que deixou a caixa de velocidades em 1ª, se o veículo ficar estacionado num local plano ou numa subida, ou em marcha-atrás, numa descida.

Se estas precauções não forem tomadas pela ordem indicada, o veículo poderá mover-se de forma inesperada e brusca.

- Não use o travão do motor (reduzir duma velocidade mais alta para uma mais baixa) energicamente e em piso escorregadio. O veículo pode escorregar e verificar-se um acidente.

- Se o seu veículo tiver uma caixa de velocidades manual sem interruptor de bloqueio da ignição, pode mover-se e causar um acidente grave se o motor for ligado sem carregar no pedal da embraiagem, com o travão de estacionamento desengatado e a alavanca das mudanças fora da posição ponto-morto.

Veja também:

Ford Ka. Controle da poluição
Em conformidade com o estabelecido pela Legislação vigente, seu veículo está equipado com um sistema que elimina a emissão de poluentes provenientes dos vapores do cárter de óleo e minimiza ...

Toyota Aygo. Localização do kit de emergência para a reparação de um furo, macaco e ferramentas
Chave de porcas* (se equipado) Kit de emergência para a reparação de um furo Olhai de reboque Macaco* (se equipado) *: Utilização do macaco e da ...

Modelos

www.asegmento.com | 0.0077 | © 2017 Todos os direitos reservados