Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Funcionamento económico - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Funcionamento económico

A economia de combustível do veículo depende sobretudo do estilo da condução e de onde e quando se conduz.

Cada um destes factores inclui no número de quilómetros que consegue percorrer com um litro de combustível. Para conduzir o veículo da forma mais económica possível, siga as sugestões seguintes para poupar dinheiro em combustível e reparações: - Conduza devagar e acelere moderadamente. Não faça arranques "a derrapar" ou mudanças com o pé a fundo no acelerador e mantenha uma velocidade de cruzeiro constante. Não acelere a fundo entre semáforos.Tente adaptar a sua velocidade à do tráfego circundante para evitar mudanças de velocidade desnecessárias. Sempre que possível, evite os engarrafamentos. Mantenha sempre uma distância segura em relação aos veículos da frente, para evitar travagens desnecessárias e reduzir também o desgaste dos travões.

- Conduza a uma velocidade moderada.

Quanto mais depressa conduzir, mais combustível o automóvel consome.

Conduzir a uma velocidade moderada, em especial em grandes vias, é uma das maneiras mais eficazes de diminuir o consumo de combustível.

- Não accione repetidamente o pedal dos travões ou da embraiagem. Pode aumentar o consumo de combustível e o desgaste do sistema de alimentação de combustível. Além disso, conduzir com o pé no pedal dos travões pode causar o sobreaquecimento destes, o que reduz a sua eficácia de travagem e pode ter consequências mais graves.

- Cuide bem dos seus pneus.

Mantenha-os cheios com a pressão correcta. Uma pressão incorrecta, para mais ou para menos, resulta num desgaste desnecessário dos pneus.

Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.

- Certifique-se de que tem as rodas bem alinhadas. O seu alinhamento incorrecto pode resultar em batidas em passeios ou uma velocidade excessiva em pisos irregulares. O mau alinhamento das rodas provoca um desgaste mais rápido dos pneus e outros problemas, como um maior consumo de combustível.

- Mantenha o seu automóvel em bom estado. Para melhorar o consumo de combustível e reduzir os custos de manutenção, cumpra o calendário de manutenção apresentado no capítulo 7. Se conduzir o veículo em condições adversas, terá de fazer uma manutenção mais frequente (para mais informações, consulte o capítulo 7).

- Mantenha o veículo limpo. Para maximizar o tempo de vida útil do veículo, mantenha-o limpo e sem materiais corrosivos. É extremamente importante não deixar acumular lama, sujidade, gelo, etc., na parte inferior do automóvel. Este peso extra pode resultar num maior consumo de combustível e contribuir também para a corrosão.

- Viaje com atenção e cautela. Não transporte pesos desnecessários no seu veículo. O peso diminui a economia de combustível.

- Não deixe o motor trabalhar ao ralenti por mais tempo do que o necessário.

Se estiver à espera dentro do veículo (sem ser no trânsito), desligue o motor e volte a ligá-lo apenas quando for para seguir viagem.

- Lembre-se que o seu veículo não necessita de um aquecimento prolongado. Após o arranque do motor, deixe-o trabalhar 10 a 20 segundos antes de introduzir uma velocidade.

Contudo, em condições de tempo frio, deixe o motor aquecer por mais algum tempo.

- Não force nem exceda o limite de rotação do motor. O forçar do motor consiste conduzir demasiado devagar para a velocidade introduzida, o que faz com que o motor comece a falhar.

Se isso acontecer, reduza para uma velocidade inferior. O excesso de rotação do motor corresponde a acelerá-lo para lá do limite de segurança. Isto pode ser evitado efectuando as mudanças nas velocidades recomendadas.

- Utilize o ar condicionado com moderação. O sistema do ar condicionado é alimentado pelo rendimento energético do motor, pelo que a economia de combustível é menor com o ar condicionado ligado.

- A abertura dos vidros a alta velocidade pode diminuir a economia de combustível.

- A economia de combustível diminui com o veículo sob ventos cruzados e de frente. Para compensar esta perda de economia, abrande quando conduzir nestas condições.

Manter um veículo em bom estado de funcionamento é importante tanto para a economia como para a segurança do veículo. Assim, dirija-se a um concessionário autorizado Kia para efectuar as operações de revisão e manutenção calendarizadas.

AVISO - Desligar o motor com o veículo em andamento

Nunca desligue o motor em descidas ou com o veículo em andamento. A direcção e os travões assistidos não funcionam devidamente com o motor desligado. Em vez disso, mantenha o motor ligado e reduz para uma velocidade adequada para travar com o motor. Além disso, desligar a ignição durante a condução pode activar o bloqueio do volante e causar a perda de controlo da direcção do veículo, com lesões graves ou fatais.

    Veja também:

    Smart Fortwo. Informações úteis
    Ao manobrar ou estacionar, preste atenção às pessoas e obstáculos. A responsabilidade nestas situações de condução é do condutor.  Se ocorrerem danos n ...

    Citroën C1. Fecho
    Pressione brevemente o comando no sentido de fecho para fechar o tejadilho por etapas. ou Pressione de forma contínua o comando no sentido de fecho, até a manobra termi ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0189 | © 2017 Todos os direitos reservados