Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Sistema antibloqueio das rodas 
nas travagens (ABS) 
(se instalado) - Sistema de travagem - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Sistema antibloqueio das rodas nas travagens (ABS) (se instalado)

Kia Picanto / Kia Picanto - Manual de Instruções / Conduzir o veículo / Sistema de travagem / Sistema antibloqueio das rodas nas travagens (ABS) (se instalado)

AVISO

O sistema ABS (ou o sistema ESC) não previne acidentes decorrentes de manobras de condução incorrectas ou perigosas. Embora o controlo do veículo seja maior numa travagem de emergência, mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e os que seguem à sua frente. Se as condições da estrada forem adversas, conduza com menos velocidades.

A distância de travagem de automóveis equipados com sistema ABS (ou sistema ESC) poderá ser mais longa do que a dos veículos desprovidos desse(s) sistema(s), nas condições abaixo descritas.

Conduza o veículo a baixa velocidade nas seguintes condições:

- Estradas acidentadas, de terra batida ou cobertas de neve.

- Com correntes de neve instaladas nos pneus.

- Estradas de piso esburacado ou com diferentes alturas.

Os sistemas de segurança ABS (ou ESC) de um veículo não devem ser testados com uma condução ou viragens a alta velocidade. Pode pôr em perigo a sua segurança e a dos outros.

O sistema ABS efectua a sensorização contínua da velocidade das rodas. Se as rodas estiverem para bloquear, o sistema ABS modula repetidamente a pressão de travagem hidráulica das rodas.

Se aplicar os travões em condições susceptíveis de bloquear as rodas, poderá ouvir um "tiquetique" nos travões ou sentir uma sensação correspondente no pedal dos travões. Esta situação é normal e significa que tem o sistema ABS activo.

Para explorar ao máximo as vantagens do sistema ABS numa situação de emergência, não tente modular a pressão da travagem nem pressionar e libertar repetidamente o pedal dos travões. Carregue no pedal dos travões a fundo, de acordo com as exigências da situação, e deixe o sistema ABS controlar a força transmitida aos travões.

INFORMAÇÃO

Poderá ouvir um clique no compartimento do motor quando o veículo começar a andar após a ligação do motor. Esta situação é normal, indicando que o sistema ABS está a funcionar correctamente.

- Mesmo com o sistema ABS, o seu veículo continua a precisar de uma distância de paragem suficiente.

Mantenha sempre uma distância segura em relação ao veículo que segue à sua frente.

- Abrande sempre nas curvas. O sistema ABS não pode impedir acidentes resultantes do excesso de velocidade.

- Em estradas com piso solto ou irregular, a actuação do sistema ABS pode resultar numa distância de paragem mais longa do que em veículos equipados com um sistema de travagem convencional.

Sistema de travagem

ATENÇÃO

- Se a luz de aviso do sistema ABS estiver e se mantiver acesa, pode haver um problema no sistema.

No entanto, se assim for, os seus travões continuarão a funcionar normalmente.

- A luz de aviso do sistema ABS mantém-se acesa cerca de 3 segundos após a ligação da ignição (o interruptor na posição "ON").

Durante esse período, o sistema ABS efectua um autodiagnóstico e a luz apaga-se se estiver tudo normal. Se a luz se mantiver acesa, pode haver um problema com o sistema. Contacte um concessionário autorizado Kia logo que possível.

 

ATENÇÃO

- Se conduzir numa estrada com pouca tracção, por exemplo, com gelo no piso, e aplicar continuamente os travões, o sistema ABS estará também continuamente activo e a luz de aviso do sistema ABS pode iluminar-se. Encoste o automóvel num local seguro e desligue o motor.

- Volte a ligar o motor. Se a luz de aviso do sistema ABS se apagar, é porque o sistema está a funcionar normalmente. Caso contrário, pode haver um problema com o sistema ABS.

Contacte um concessionário autorizado Kia logo que possível.

INFORMAÇÃO

Se arrancar com o veículo com cabos de corrente devido à descarga da bateria, o motor poderá não ter um funcionamento tão regular e a luz de aviso do sistema ABS poderá acender-se ao mesmo tempo. Isso acontece devido à pouca carga da bateria e não significa que o sistema ABS tenha uma avaria.

- Não pressione e liberte repetidamente o pedal dos travões! - Antes de começar a conduzir, recarregue a bateria.

Sistema de travagem

    Veja também:

    Citroën C1. Abertura
    Puxe para si o comando interior situado na parte inferior do quadro de bordo. O motoventilador pode entrar em funcionamento, mesmo depois do motor parar. Tenha cuidado que a h&eacut ...

    Kia Picanto. Manutenção das jantes de alumínio
    As jantes de alumínio estão revestidas por uma camada transparente de proteção. - Não use meios abrasivos, compostos de polimento, diluentes ou escovas de ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.015 | © 2017 Todos os direitos reservados