Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Desativar o sistema Stop & Start - Sistema Stop & Start - Utilização dos sistemas de
apoio à condução - Condução - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Desativar o sistema Stop & Start

Prima o interruptor de cancelamento do Stop & Start para desativar o sistema Stop & Start.

Desativar o sistema Stop & Start

O indicador de cancelamento do Stop & Start acende.

O motor não para a cada paragem quando o pedal da embraiagem é pressionado para parar o motor.

Prima novamente o interruptor para reativar o sistema Stop & Start.

Se o interruptor de cancelamento do Stop & Start for premido enquanto o veículo está parado

  • Quando o motor é parado pelo sistema Stop & Start, premindo o interruptor de cancelamento do Stop & Start volta a colocar o motor em funcionamento. A partir da próxima vez que o veículo  for parado (depois do sistema Stop & Start ter sido desligado), motor não será parado.
  • Com o sistema Stop & Start desativado, ao premir o interruptor de cancelamento do Stop & Start reativa o sistema mas não para o motor. A partir da próxima vez que o veículo for parado (depois do sistema Stop & Start ter sido ligado), o motor será parado.

Condições de funcionamento

O sistema Stop & Start está operacional quando se reúnem todas as seguintes condições:

  • O motorestá devidamente aquecido.
  • A bateria está suficientemente carregada.
  • A porta do condutor está fechada.
  • O capot está fechado.
  • O cinto de segurança do condutor está colocado.
  • O pedal da embraiagem não está a ser pressionado.
  • A alavanca de velocidades está em N.

Nas seguintes circunstâncias o motor não pode ser parado pelo sistema Stop & Start. Isto não é uma avaria do sistema Stop & Start.

  • A temperatura do líquido de refrigeração do motor está demasiado baixa ou demasiado elevada.
  • A temperatura exterior está demasiado baixa.
  • O sistema de ar condicionado está a ser utilizado quando a temperatura interior do veículo está extremamente elevada, tal como depois do veículo ter estado estacionado ao sol.
  • O sistema de ar condicionada está a ser utilizado quando a temperatura exterior é elevada ou baixa.
  • Apenas veículos com sistema de ar condicionado automático: O desembaciador do para-brisas está a ser utilizado.
  • A bateria não está suficientemente carregada, ou está num recarregamento periódico.
  • Devido ao trânsito ou outras circunstâncias o veículo é parado repetidamente, o que resulta numa excessivamente elevada quantidade de tempo em que o motor é parado pelo sistema Stop & Start.
  • O vácuo do servofreio do travão está baixo.
  • Está a ser utilizada uma grande quantidade de eletricidade.
  • Em altitudes elevadas

Quando as condições acima melhoram, o sistema Stop & Start para o motor e volta a colocá-lo em funcionamento a partir da próxima vez que o veículo for parado.

Nas seguintes situações o motor pode arrancar mesmo sem o pedal da embraiagem estar a ser pressionado.

  • O pedal do travão é bombeado ou fortemente pressionado.
  • O sistema de ar condicionado está a ser utilizado ou ligado.
  • Apenas veículos com sistema de ar condicionado automático: O desembaciadordo para-brisas está ligado.
  • A bateria não está suficientemente carregada.
  • O veículo começa a deslizar num declive.
  • Está a ser utilizada uma grande quantidade de eletricidade.
  • A porta do condutor está aberta.
  • O cinto de segurança do condutor está desapertado.

Nas seguintes situações pode demorar mais tempo do que o normal a ativar o sistema Stop & Start.

  • A bateria está descarregada.
  • Depois dos terminais da bateria terem sido desconectados e novamente conectados depois da substituição da bateria, etc.
  • A temperatura do líquido de refrigeração do motor é baixa.

Reativação automática do sistema Stop & Start

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Mesmo que o sistema Stop & Start seja desativado pelo interruptor de cancelamento do Stop & Start, este é automaticamente reativado assim que o interruptor do motor é mudado para a posição "LOCK" e depois para a posição "START".  Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Mesmo que o sistema Stop & Start seja desativado pelo interruptor de cancelamento  do Stop & Start, este é automaticamente reativado assim que o interruptor do motor é desligado e depois o motor é colocado em funcionamento.

Característica de proteção do sistema Stop & Start

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Quando o sistema áudio estiver a emitir com um som excessivamente elevado, o sistema áudio pode ser automaticamente desligado por forma a manter a potência para a função do sistema Stop & Start.

Se tal ocorrer, ao mudar o interruptor do motor para a posição "LOCK" e depois para as posições "ACC" ou "ON" reativa o sistema áudio.

Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Quando o sistema áudio estiver a emitir com um som excessivamente elevado, o sistema áudio pode ser automaticamente desligado por forma a manter a potência para a função do sistema Stop & Start.

Se tal ocorrer, mudar o interruptor do motor para os modos ACCESSORY ou IGNITION ON reativa o sistema áudio.

Funcionamento do volante da direção

Quando o motor é parado pelo sistema Stop & Start, o volante da direção pode ficar mais pesado do que quando conduz.

Capot

Se o capot estiver aberto enquanto o motor é parado pelo sistema Stop & Start, o motor não pode voltar a ser colocado em funcionamento pelo sistema Stop & Start ou pela função de arranque automático do motor. Volte a colocar o motor em funcionamento com o interruptor do motor.

Quando utilizar o sistema Stop & Start

Utilize o sistema Stop & Start quando parar o veículo temporariamente nos semáforos vermelhos, cruzamentos, etc. Quando parar o veículo por um período de tempo mais longo, desligue o motor completamente.

Sinal sonoro de aviso do sistema Stop & Start

Se o motor for parado pelo sistema Stop & Start e executada a ação seguinte, soa um sinal sonoro e o indicadordo Stop & Start pisca. Isto indica que o motor apenas foi parado pelo sistema Stop & Start, e não que o motor tenha sido completamente desligado.

  • A alavanca de velocidades foi engrenada noutra posição que não N com o pedal da embraiagem aliviado.

    Mesmo nesta situação, o motor entra em funcionamento se premir o pedal da embraiagem.

Se o indicador de cancelamento do Stop & Start continuar a piscar

O sistema Stop & Start pode estar avariado. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Se o para-brisas estiver embaciado enquanto o motor é parado pelo sistema Stop & Start

  • Veículos com sistema de ar condicionado manual: Volte a colocar o motor em funcionamento pressionando o pedal da embraiagem ou pressionando o interruptor de cancelamento do Stop & Start e depois coloque o botão de seleção da saída de ar em  .
  • Veículos com sistema de ar condicionado automático: Ligue o desembacia-o dor do para-brisas. (O motor entra em funcionamento devido à função de = arranque automático do motor.)

Se o para-brisas embaciar frequentemente, prima o interruptor de cancela-mento do Stop & Start para desativar o sistema.

Mostrador do tempo de funcionamento do sistema Stop & Start e do tempo total de funcionamento do sistema Stop & Start

Substituirabateria

A bateria instalada é específica para o sistema Stop & Start. Esta deve ser substituída apenas por uma bateria de tipo e amperagem idênticos.

Para mais detalhes, consulte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

AVISO

Quando o sistema Stop & Start está a funcionar

  • Mantenha a alavanca de velocidades em N e aplique o pedal do travão ou travão de estacionamento, por questões de segurança, enquanto o motor está parado pelo sistema Stop & Start (enquanto o indicador do Stop & Start está ligado).

    Podem ocorrer acidentes inesperados devido à função de arranque automático do motor.

  • Não abandone o veículo enquanto o motor estiver parado pelo sistema Stop & Start (enquanto o indicador do Stop & Start está ligado).

    Podem ocorrer acidentes inesperados devido à função de arranque automático do motor.

  • Certifique-se que o motor não está parado pelo sistema Stop & Start enquanto o veículo está numa área pouco ventilada. O motor pode entrar novamente em funcionamento devido à função de arranque automático do motor, fazendo com que os gases de escape se concentrem e entrem no veículo, resultando em morte ou sérios danos para a saúde.

ATENÇÃO

Para garantir o correto funcionamento do sistema

Se alguma das situações seguintes ocorrer, o sistema Stop & Start pode não funcionar corretamente pelo que deve levar o seu veículo para inspeção a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado.

  • Enquanto o cinto de segurança do condutor está colocado, a luz de aviso do cinto de segurança do condutor e do passageiro da frente pisca.
  • Mesmo quando o cinto de segurança do condutor não está colocado, a luz de aviso do cinto de segurança do condutor e do passageiro da frente mantém-se desligada.
  • Mesmo quando a porta do condutor está fechada, a luz de aviso de porta aberta acende, ou a luz interior acende quando o interruptor da luz interior está na posição "door".
  • Mesmo quando a porta do condutor está aberta, a luz de aviso de porta aberta não acende, ou a luz interior não acende quando o interruptor da luz está na posição "door".
    Veja também:

    Kia Picanto. Substituição de lâmpadas das luzes interiores
    1. Com uma chave de fendas de ponta chata, desencaixe com cuidado a lente da caixa da luz interior. 2. Retire a lâmpada puxando-o a direito para fora. AVISO Antes de trabalha ...

    Smart Fortwo. Ajustar a apresentação da imagem
    Mudar de vista normal para vista miniatura Seleccione Miniaturas. Mudar de vista miniatura para vista normal Seleccione uma imagem. Apresentar no modo de ecrã inteiro Seleccione + & ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0225 | © 2017 Todos os direitos reservados