Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Desativar o sistema Stop & Start - Sistema Stop & Start - Utilização dos sistemas de
apoio à condução - Condução - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Desativar o sistema Stop & Start

Prima o interruptor de cancelamento do Stop & Start para desativar o sistema Stop & Start.

Desativar o sistema Stop & Start

O indicador de cancelamento do Stop & Start acende.

O motor não para a cada paragem quando o pedal da embraiagem é pressionado para parar o motor.

Prima novamente o interruptor para reativar o sistema Stop & Start.

Se o interruptor de cancelamento do Stop & Start for premido enquanto o veículo está parado

  • Quando o motor é parado pelo sistema Stop & Start, premindo o interruptor de cancelamento do Stop & Start volta a colocar o motor em funcionamento. A partir da próxima vez que o veículo  for parado (depois do sistema Stop & Start ter sido desligado), motor não será parado.
  • Com o sistema Stop & Start desativado, ao premir o interruptor de cancelamento do Stop & Start reativa o sistema mas não para o motor. A partir da próxima vez que o veículo for parado (depois do sistema Stop & Start ter sido ligado), o motor será parado.

Condições de funcionamento

O sistema Stop & Start está operacional quando se reúnem todas as seguintes condições:

  • O motorestá devidamente aquecido.
  • A bateria está suficientemente carregada.
  • A porta do condutor está fechada.
  • O capot está fechado.
  • O cinto de segurança do condutor está colocado.
  • O pedal da embraiagem não está a ser pressionado.
  • A alavanca de velocidades está em N.

Nas seguintes circunstâncias o motor não pode ser parado pelo sistema Stop & Start. Isto não é uma avaria do sistema Stop & Start.

  • A temperatura do líquido de refrigeração do motor está demasiado baixa ou demasiado elevada.
  • A temperatura exterior está demasiado baixa.
  • O sistema de ar condicionado está a ser utilizado quando a temperatura interior do veículo está extremamente elevada, tal como depois do veículo ter estado estacionado ao sol.
  • O sistema de ar condicionada está a ser utilizado quando a temperatura exterior é elevada ou baixa.
  • Apenas veículos com sistema de ar condicionado automático: O desembaciador do para-brisas está a ser utilizado.
  • A bateria não está suficientemente carregada, ou está num recarregamento periódico.
  • Devido ao trânsito ou outras circunstâncias o veículo é parado repetidamente, o que resulta numa excessivamente elevada quantidade de tempo em que o motor é parado pelo sistema Stop & Start.
  • O vácuo do servofreio do travão está baixo.
  • Está a ser utilizada uma grande quantidade de eletricidade.
  • Em altitudes elevadas

Quando as condições acima melhoram, o sistema Stop & Start para o motor e volta a colocá-lo em funcionamento a partir da próxima vez que o veículo for parado.

Nas seguintes situações o motor pode arrancar mesmo sem o pedal da embraiagem estar a ser pressionado.

  • O pedal do travão é bombeado ou fortemente pressionado.
  • O sistema de ar condicionado está a ser utilizado ou ligado.
  • Apenas veículos com sistema de ar condicionado automático: O desembaciadordo para-brisas está ligado.
  • A bateria não está suficientemente carregada.
  • O veículo começa a deslizar num declive.
  • Está a ser utilizada uma grande quantidade de eletricidade.
  • A porta do condutor está aberta.
  • O cinto de segurança do condutor está desapertado.

Nas seguintes situações pode demorar mais tempo do que o normal a ativar o sistema Stop & Start.

  • A bateria está descarregada.
  • Depois dos terminais da bateria terem sido desconectados e novamente conectados depois da substituição da bateria, etc.
  • A temperatura do líquido de refrigeração do motor é baixa.

Reativação automática do sistema Stop & Start

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Mesmo que o sistema Stop & Start seja desativado pelo interruptor de cancelamento do Stop & Start, este é automaticamente reativado assim que o interruptor do motor é mudado para a posição "LOCK" e depois para a posição "START".  Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Mesmo que o sistema Stop & Start seja desativado pelo interruptor de cancelamento  do Stop & Start, este é automaticamente reativado assim que o interruptor do motor é desligado e depois o motor é colocado em funcionamento.

Característica de proteção do sistema Stop & Start

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Quando o sistema áudio estiver a emitir com um som excessivamente elevado, o sistema áudio pode ser automaticamente desligado por forma a manter a potência para a função do sistema Stop & Start.

Se tal ocorrer, ao mudar o interruptor do motor para a posição "LOCK" e depois para as posições "ACC" ou "ON" reativa o sistema áudio.

Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Quando o sistema áudio estiver a emitir com um som excessivamente elevado, o sistema áudio pode ser automaticamente desligado por forma a manter a potência para a função do sistema Stop & Start.

Se tal ocorrer, mudar o interruptor do motor para os modos ACCESSORY ou IGNITION ON reativa o sistema áudio.

Funcionamento do volante da direção

Quando o motor é parado pelo sistema Stop & Start, o volante da direção pode ficar mais pesado do que quando conduz.

Capot

Se o capot estiver aberto enquanto o motor é parado pelo sistema Stop & Start, o motor não pode voltar a ser colocado em funcionamento pelo sistema Stop & Start ou pela função de arranque automático do motor. Volte a colocar o motor em funcionamento com o interruptor do motor.

Quando utilizar o sistema Stop & Start

Utilize o sistema Stop & Start quando parar o veículo temporariamente nos semáforos vermelhos, cruzamentos, etc. Quando parar o veículo por um período de tempo mais longo, desligue o motor completamente.

Sinal sonoro de aviso do sistema Stop & Start

Se o motor for parado pelo sistema Stop & Start e executada a ação seguinte, soa um sinal sonoro e o indicadordo Stop & Start pisca. Isto indica que o motor apenas foi parado pelo sistema Stop & Start, e não que o motor tenha sido completamente desligado.

  • A alavanca de velocidades foi engrenada noutra posição que não N com o pedal da embraiagem aliviado.

    Mesmo nesta situação, o motor entra em funcionamento se premir o pedal da embraiagem.

Se o indicador de cancelamento do Stop & Start continuar a piscar

O sistema Stop & Start pode estar avariado. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Se o para-brisas estiver embaciado enquanto o motor é parado pelo sistema Stop & Start

  • Veículos com sistema de ar condicionado manual: Volte a colocar o motor em funcionamento pressionando o pedal da embraiagem ou pressionando o interruptor de cancelamento do Stop & Start e depois coloque o botão de seleção da saída de ar em  .
  • Veículos com sistema de ar condicionado automático: Ligue o desembacia-o dor do para-brisas. (O motor entra em funcionamento devido à função de = arranque automático do motor.)

Se o para-brisas embaciar frequentemente, prima o interruptor de cancela-mento do Stop & Start para desativar o sistema.

Mostrador do tempo de funcionamento do sistema Stop & Start e do tempo total de funcionamento do sistema Stop & Start

Substituirabateria

A bateria instalada é específica para o sistema Stop & Start. Esta deve ser substituída apenas por uma bateria de tipo e amperagem idênticos.

Para mais detalhes, consulte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

AVISO

Quando o sistema Stop & Start está a funcionar

  • Mantenha a alavanca de velocidades em N e aplique o pedal do travão ou travão de estacionamento, por questões de segurança, enquanto o motor está parado pelo sistema Stop & Start (enquanto o indicador do Stop & Start está ligado).

    Podem ocorrer acidentes inesperados devido à função de arranque automático do motor.

  • Não abandone o veículo enquanto o motor estiver parado pelo sistema Stop & Start (enquanto o indicador do Stop & Start está ligado).

    Podem ocorrer acidentes inesperados devido à função de arranque automático do motor.

  • Certifique-se que o motor não está parado pelo sistema Stop & Start enquanto o veículo está numa área pouco ventilada. O motor pode entrar novamente em funcionamento devido à função de arranque automático do motor, fazendo com que os gases de escape se concentrem e entrem no veículo, resultando em morte ou sérios danos para a saúde.

ATENÇÃO

Para garantir o correto funcionamento do sistema

Se alguma das situações seguintes ocorrer, o sistema Stop & Start pode não funcionar corretamente pelo que deve levar o seu veículo para inspeção a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado.

  • Enquanto o cinto de segurança do condutor está colocado, a luz de aviso do cinto de segurança do condutor e do passageiro da frente pisca.
  • Mesmo quando o cinto de segurança do condutor não está colocado, a luz de aviso do cinto de segurança do condutor e do passageiro da frente mantém-se desligada.
  • Mesmo quando a porta do condutor está fechada, a luz de aviso de porta aberta acende, ou a luz interior acende quando o interruptor da luz interior está na posição "door".
  • Mesmo quando a porta do condutor está aberta, a luz de aviso de porta aberta não acende, ou a luz interior não acende quando o interruptor da luz está na posição "door".
    Veja também:

    Toyota Aygo. Óleo do motor
    Com o motor à temperatura de funcionamento e desligado, verifique o nível do óleo através da vareta. Verificação do nível do óleo do motor ...

    Ford Ka. Qualidade do combustível
    Não use combustíveis diferentes dos recomendados porque isso pode resultar em danos ao motor que, possivelmente, não serão cobertos pela garantia do veículo. Seu veículo foi projetado para ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.007 | © 2017 Todos os direitos reservados