Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Chevrolet Spark: Líquidos, lubrificantes e peças recomendados - Serviço e manutenção - Chevrolet Spark - Manual de InstruçõesChevrolet Spark: Líquidos, lubrificantes e peças recomendados

Chevrolet Spark / Chevrolet Spark - Manual de Instruções / Serviço e manutenção / Líquidos, lubrificantes e peças recomendados

Líquidos e lubrificantes recomendados

Apenas utilizar produtos que tenham sido testados e aprovados. Danos resultantes da utilização de materiais não aprovados não serão cobertos pela garantia.

Aviso Os materiais de funcionamento são perigosos e podem ser venenosos. Manusear com cuidado. Prestar atenção à informação presente nos recipientes. 

Óleo de motor

Apenas utilizar óleo de motor que está em conformidade com a especificação dexosTM ou um óleo de motor equivalente com o grau de viscosidade apropriado.

Se não tiver a certeza se o seu óleo de motor cumpre a especificação dexos™, pergunte ao seu concessionário.

Utilizar óleos de motor substitutos se está indisponível óleo que cumpre a especificação dexos: No caso de não estar disponível um óleo de motor aprovado pela dexos no momento da mudança do óleo ou no caso de ajuste de nível utilizar o óleo de motor substituto com a qualidade abaixo mencionada. Contudo, em determinadas circunstâncias, a utilização de óleos que não cumpram a especificação dexos pode ter como resultado um desempenho reduzido e danos no motor.

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo de motor a utilizar.

Selecção do óleo de motor apropriado

A selecção do óleo de motor apropriado depende das especificações do óleo e do grau de viscosidade adequados.

Especificação do óleo do motor

  • dexos1, dexos2
  • API AM, ACEA-A3/B3: opcional para o motor Gen1 (não utilizado para o motor Gen2)

Especificação

Utilizar e pedir óleos de motor aprovados com marca de certificação dexos™. Os óleos de motor que cumprem os requisitos par ao veículo devem ter a marca de certificação dexos™. Esta marca de certificação indica que o óleo foi aprovado pela especificação dexos™.

O seu motor do seu veículo foi atestado de fábrica com óleo de motor aprovado dexos™.

Apenas utilizar óleo de motor que está em conformidade com a especificação dexos™ ou um óleo de motor equivalente com o grau de viscosidade apropriado. Contudo, em determinadas circunstâncias, a utilização de óleos que não cumpram a especificação dexos pode ter como resultado um desempenho reduzido e danos no motor.

Se não tiver a certeza se o seu óleo de motor cumpre a especificação dexos™, pergunte ao seu concessionário.

Se não souber qual é o tipo de motor do seu veículo, pergunte ao seu reparador autorizado.

Viscosidade do óleo do motor

A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.

O óleo multigraduado é indicado por dois dígitos: O primeiro dígito, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo dígito a viscosidade a altas temperaturas.

O índice de viscosidade da SAE define a capacidade do óleo em fluir.

Quando frio, o óleo é mais viscoso do que quando quente

Grau da viscosidade do óleo de motor 1.0D, 1.2D Gen1

SAE 5W-30 é o melhor grau de viscosidade para o seu veículo. Não usar óleos outros graus de viscosidade tais como SAE 20W-50.

Funcionamento a frio para o 1.0D, 1.2D Gen1

  • Até -25 ºC e abaixo: 0W-30, 0W-40
  • Até -25 ºC: 5W-30, 5W-40
  • Até -20 ºC: 10W-30, 10W-40

Grau da viscosidade do óleo de motor 1.2D Gen2

SAE 5W-20 é o melhor grau de viscosidade para o seu veículo. Não usar óleos com outros graus de viscosidade tais como SAE 10W-30, 10W-40 ou 20W-50.

Funcionamento a frio para o 1.2D Gen2

Se trabalhar com o seu veículo em áreas de frio extremo, onde a temperatura pode descer a -25 ºC, deve ser usado um grau de viscosidade SAE 0W-xx. Um óleo com este grau de viscosidade torna mais fácil o arranque a frio do motor a temperaturas extremamente baixas.

Ao seleccionar um óleo com o grau de viscosidade apropriado, garantir que o óleo seleccionado cumpre a especificação dexos™.

  • Até -25 ºC e abaixo: 0W-20, 0W-30.
  • Até -25 ºC: 5W-20, 5W-30.

Aditivos para o óleo de motor/produto detergente para óleo de motor

Não adicionar nada ao óleo. Os óleos recomendados com a especificação dexos e que apresentam a marca de certificação dexos são tudo o que é necessário para uma boa performance e protecção do motor.

Produtos detergentes para óleo de motor não são recomendados e podem provocar danos no motor que não estão cobertos pela garantia do veículo.

Atestar com óleo de motor

Óleos de motor de fabricantes e marcas diferentes podem ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo de motor (especificação e viscosidade).

Se não existir óleo de motor com a qualidade requerida, no máximo pode ser utilizado 1 Litro de qualidade API AM/SN, ACEA A3/B4, ACEA A3/Bou ACEA C(apenas uma vez entre cada mudança de óleo).

A viscosidade deverá ter a categoria correcta.

A utilização de óleo de motor com qualidade de apenas ACEA A1/B1 ou apenas ACEA A5/B5 é proibida, pois pode provocar danos no motor a longo prazo, em determinadas condições de funcionamento.

Líquido de arrefecimento e anti-congelante

Utilizar apenas anti-congelante de líquido de arrefecimento de longa duração (LCC) do tipo ácido orgânico.

Em países com clima moderado o líquido de arrefecimento protege de congelamento até aproximadamente -35 ºC. Em países com clima frio o líquido de arrefecimento protege de congelamento até aproximadamente -50 ºC. Esta concentração deve ser mantida durante todo o ano.

Manter uma concentração de anti-congelante suficiente.

Aditivos do líquido de arrefecimento concebidos para dar uma protecção adicional contra a corrosão ou vedar pequenas fugas podem causar problemas de funcionamento. A responsabilidade pelas consequências resultantes da utilização de aditivos de líquido de arrefecimento será rejeitada.

Líquido dos travões

Utilizar apenas líquido dos travões autorizado para este veículo (DOT 4).

Com o tempo, o óleo dos travões absorve a humidade o que reduzirá a eficiência de travagem. Por isso, o óleo dos travões deveria ser substituído nos intervalos especificados.

O óleo dos travões deverá ser guardado num recipiente estanque para evitar a absorção de água.

Assegurar que o óleo dos travões não fica contaminado.

Atenção A utilização de líquido dos travões de fraca qualidade pode provocar corrosão nos componentes internos do sistema de travagem, o que pode resultar num desempenho de travagem inferior, que constitui um problema de segurança. Utilizar sempre um líquido de travões de alta qualidade aprovado para o modelo do seu veículo.

Recomendamos líquido dos travões genuíno da GM. 

Óleo da direcção assistida

Utilizar apenas óleo Dexron VI.

Óleo da caixa de velocidades manual

Utilizar apenas óleo XGP SAE75W85W.

Óleo da caixa de velocidades automática

Utilizar apenas óleo ESSO JWS3317.

    Veja também:

    Kia Picanto. Gaveta sob o banco do passageiro (se instalado)
    Para abrir a gaveta, levante o manípulo e puxe-a para fora. AVISO - Materiais inflamáveis Não guarde isqueiros, botijas de gás propano ou outros materiais infla ...

    Ford Ka. Usando a Embreagem
    Nota: Deixar de pressionar o pedal da embreagem completamente, até o fim de seu curso, pode resultar em esforço maior para a troca de marchas, desgaste prematuro dos componentes da transmissão, ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0186 | © 2017 Todos os direitos reservados