Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Kia Picanto: Boas práticas de condução - Caixa de velocidades automática (se instalado) - Conduzir o veículo - Kia Picanto - Manual de InstruçõesKia Picanto: Boas práticas de condução

- Nunca desloque a alavanca da caixa da posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto) para outra posição com o pedal do acelerador sob pressão.

- Nunca coloque a alavanca da caixa na posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento.

- Antes de tentar passar a caixa para a posição R (Marcha-atrás), D (Condução) certifique-se de que o veículo está totalmente parado.

- Nunca deixe o veículo em ponto-morto ou rolar com o motor desligado numa descida. Isto é extremamente perigoso. Deixe sempre o veículo engatado.

- Não conduza travando constantemente. Pode sobreaquecer e provocar uma avaria nos travões. Em vez disso, ao percorrer uma longa descida, abrande e reduza para uma velocidade abaixo. Ao fazê-lo, a travagem com o motor ajuda a abrandar o automóvel.

- Abrande antes de reduzir para uma velocidade abaixo. Caso contrário, a velocidade abaixo pode não entrar.

- Utilize sempre o travão de estacionamento. Não confie na posição P (Estacionamento) para impedir o automóvel de andar.

- Tenha muito cuidado ao conduzir sobre um piso escorregadio, em especial ao travar, acelerar ou efectuar mudanças. Num piso escorregadio, uma alteração brusca da velocidade do veículo pode ocasionar a perda de tracção das rodas motrizes e a perda de controlo do veículo.

- Pressionar e libertar devagar o pedal do acelerador permite optimizar a performance e a economia do veículo.

AVISO

- Coloque sempre o cinto de segurança! Numa colisão, um ocupante sem cinto corre muito mais riscos de sofrer lesões graves ou fatais do que um ocupante com o cinto correctamente colocado.

- Evite curvas ou viragens a alta velocidade.

- Não comande o volante com movimentos bruscos, por exemplo, ao mudar rapidamente de faixa ou em viragens rápidas e acentuadas.

- O risco de capotamento aumenta grandemente com a perda de controlo do veículo a alta velocidade.

- Em muitos casos, o condutor perde o controlo do veículo quando duas ou mais rodas saem da estrada e o condutor efectua uma sobreviragem para retomar a estrada.

- Se o seu veículo sair da estrada, não vire acentuadamente a direcção. Em vez disso, abrande antes de voltar para dentro das marcações da via.

- Nunca ultrapasse os limites de velocidade afixados na sinalização.

 

AVISO

Se o seu veículo ficar preso em neve, lama, areia, etc., tente baloiçar o veículo movendo-o para a frente e para trás. Não efectue este procedimento com pessoas ou objectos perto do veículo. Durante este procedimento, o veículo pode andar repentinamente para a frente ou para trás, causando lesões ou danos materiais nas pessoas ou objectos existentes nas imediações.

Arrancar o veículo numa subida íngreme

Para arrancar o veículo numa subida íngreme, carregue no pedal dos travões, coloque a alavanca da caixa na posição "D" (Condução). Introduza a velocidade apropriada tendo em conta o peso da carga e a inclinação da subida e desengate o travão de estacionamento.

Carregue gradualmente no pedal do acelerador ao mesmo tempo que vai libertando o pedal dos travões.

    Veja também:

    Smart Fortwo. Adicionar líquido limpa-vidros
    ADVERTÊNCIA O detergente concentrado para vidros é facilmente inflamável. O produto pode inflamar-se se entrar em contacto com componentes muito quentes no habitáculo di ...

    Ford Ka. Filtro de ar da cabine
    O veículo está equipado com um filtro de ar da cabine. Ele fica localizado atrás do console central. O sistema de filtragem de partículas reduz a concentração de partículas em suspensão, ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0194 | © 2017 Todos os direitos reservados