Segmento A Сarros Manuais do Proprietário, Manuais de instruções, Guias de utilização

Toyota Aygo: Se a bateria do veículo se descarregar - No caso de uma emergência - Quando surge uma avaria - Toyota Aygo - Manual de InstruçõesToyota Aygo: Se a bateria do veículo se descarregar

Os procedimentos que se seguem podem ser usados para pôr o motor em funcionamento caso a bateria do veículo esteja descarregada.

Pode também contactar um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Se tiver um jogo de cabos da bateria (ou carregador auxiliar) e um segundo veículo com uma bateria de 12 volts, pode colocar o seu veículo em funcionamento seguindo os passos abaixo indicados.

  1. Abra o capot.
  2. Ligue os cabos da bateria de acordo com o procedimento seguinte
  • Motor 1KR

Se a bateria do veículo se descarregar

Motor HM01

Motor HM01

  1. Ligue uma pinça do cabo positivo ao terminal do cabo auxiliar de arranque no seu veículo.
  2. Ligue a pinça na outra extremidade do cabo positivo ao terminal positivo (+) da bateria no segundo veículo.
  3. Ligue uma pinça do cabo negativo ao terminal negativo (-) da bateria no segundo veículo.
  4. Ligue a pinça na outra extremidade do cabo negativo a um ponto metálico não pintado, maciço e fixo longe do terminal do cabo auxiliar de arranque e de quaisquer peças móveis, como se mostra nafigura.
  1. Ligue o motor do segundo veículo. Aumente ligeiramente a velocidade do motor e mantenha-a nesse nível durante aproximadamente 5 minutos para recarregar a bateria do seu veículo.
  2. Apenas veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Abra e feche uma das portas do seu veículo com o interruptor do motor desligado.
  3. Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Mantenha a velocidade do motor do segundo veículo e coloque o motor do seu veículo em funcionamento.

    Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Mantenha a velocidade do motor do segundo veículo e coloque o motor do seu veículo em funcionamento, rodando o interruptor do motor para o modo IGNITION ON.

  4. Assim que o motor do veículo arranque, remova os cabos de bateria exatamente na ordem inversa pela qual foram ligados.

Assim que o motor arranque, leve o seu veículo, o mais rapidamente possível, a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado para uma inspeção.

Para evitar a descarga da bateria

  • Desligue os faróis e o sistema áudio enquanto o motor está desligado.
  • Desligue todos os componentes elétricos desnecessários quando o veículo circula a baixa velocidade por um longo período, tal como no trânsito congestionado.

Carregar a bateria

A eletricidade armazenada na bateria descarregará gradualmente mesmo quando o veículo não estiver em uso, devido à descarga natural e aos efeitos de drenagem de certos aparelhos elétricos. Se o veículo ficar parado por um longo período de tempo, a bateria pode descarregar e o motor pode ser incapaz de arrancar. (A bateria recarrega automaticamente durante a condução.)

Precauções quando a bateria está descarregada (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque)

  • Em alguns casos, pode não ser possível destrancaras portas usando o sistema de chave inteligente para entrada e arranque quando a bateria está descarregada. Utilize o comando remoto sem fios ou a chave mecânica para trancar ou destrancar as portas.
  • Em alguns casos, pode não ser possível destrancaras portas usando o sistema de chave inteligente para entrada e arranque quando a bateria está descarregada. Utilize o comando remoto sem fios ou a chave mecânica para trancar ou destrancar as portas.
  • O modo do interruptor do motor é memorizado pelo veículo. Quando a bateria for novamente conectada, o sistema voltará ao modo em que estava antes da bateria ter ficado descarregada. Antes de desconectar a bateria, desligue o interruptor do motor. Se não tiver a certeza do modo em que estava selecionado o interruptor do motor antes da bateria ter descarregado, seja particularmente cuidadoso quando a voltar a conectar.

AVISO

Evitar incêndios ou explosões na bateria

Observe as seguintes precauções para evitara emissão acidental de gases inflamáveis provenientes da bateria:

  • Certifique-se que cada cabo da bateria está conectado ao terminal correto e que não fica involuntariamente em contacto com outro terminal que não o pretendido.
  • Não permita que a outra extremidade do cabo da bateria auxiliar conectado ao terminal "+" entre em contacto com nenhuma peça ou superfície em metal na área, tais como suportes ou metal não pintado.
  • Não permita que os terminais + e - dos cabos da bateria auxiliar entrem em contacto uns com os outros.
  • Não fume, não utilize fósforos, isqueiros nem permita a presença de chamas junto à bateria.

Precauções com a bateria

A bateria contém eletrólito que é venenoso e corrosivo e as peças relacionadas com a mesma contêm chumbo e compostos de chumbo. Observe as seguintes precauções quando manuseara bateria:

  • Quando trabalhar com a bateria, use sempre óculos de segurança e tenha cuidado para que nenhum dos fluidos (ácidos) da bateria entre em contacto com a pele, roupa ou carroçaria do veículo.
  • Não se debruce sobre a bateria.
  • No caso do fluido da bateria entrar em contacto com a pele ou olhos, lave imediatamente a área afetada com água e procure cuidados médicos.

    Coloque uma esponja ou pano molhado sobre a área afetada até receber cuidados médicos.

  • Lave sempre as mãos depois de manusear o suporte, terminais e outras peças relacionadas com a bateria.
  • Não permita a presença de criançasjunto à bateria.

Para evitar danos no veículo

Não tente o arranque por puxão ou empurrão, pois o catalisador de três vias pode sobreaquecere provocar um incêndio.

ATENÇÃO

Quando manusear os cabos da bateria auxiliar

Quando ligar os cabos da bateria auxiliar certifique-se que estes não ficam presos nas ventoinhas de arrefecimento ou na correia de transmissão do motor.

    Veja também:

    Chevrolet Spark. Arranque
    Antes de iniciar a marcha, verificar Pressão e estado dos pneus. Nível do óleo de motor e níveis dos fluidos. Se todos os vidros, espelhos retrovisores, luzes exteriores e placas de mat ...

    Ford Ka. Limpador e lavador do vidro traseir
    Limpeza Intermitente Puxe a alavanca para você. Limpeza do Vidro Traseiro na Marcha à Ré O limpador traseiro é ligado automaticamente ao selecionar a marcha à ré se: O limpador trasei ...

    Modelos

    www.asegmento.com | 0.0088 | © 2017 Todos os direitos reservados